Projeto “Seja Legal: Preservar é Fundamental” recolhe mais de 60kg de lixo na Trilha dos Cardeiros
Iniciativa tem como objetivo fomentar o ecoturismo e a conscientização ambiental
![Projeto “Seja Legal: Preservar é Fundamental” recolhe mais de 60kg de lixo na Trilha dos Cardeiros](https://www.portalgiro.com/arquivos/noticias/12127/projeto-ldquo-seja-legal-preservar-e-fundamental-rdquo-recolhe-mais-de-60kg-de-lixo-na-trilha-dos-cardeiros.jpeg)
O ecoturismo e a preservação ambiental marcaram o último sábado (08/02) em São Pedro da Aldeia. A primeira edição do projeto “Seja Legal: Preservar é Fundamental”, da Secretaria Municipal de Turismo, atraiu dezenas de participantes à Trilha dos Cardeiros, localizada ao final da Praia do Sudoeste. A iniciativa, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, teve como objetivo fomentar o turismo ecológico e o respeito às riquezas naturais aldeenses. Ao todo, foram recolhidos mais de 60kg de lixo ao longo dos 5km da trilha.
O secretário adjunto de Turismo, Rodolfo Jotha, destacou o sucesso da primeira edição do projeto na cidade. “Estamos muito felizes com a grande adesão do público à nossa iniciativa. As pessoas separaram o sábado delas para estarem aqui, cuidando da nossa cidade, de um dos nossos pontos turísticos mais importantes, que é a Trilha dos Cardeiros, e isso é muito significante. Recolhemos uma quantidade significativa de lixo na primeira edição do projeto e vamos realizá-lo em outros pontos turísticos, por isso conto com a participação de todos que quiserem fazer a diferença na preservação ambiental”, disse.
Os participantes receberam luvas e sacos de lixo no início da trilha. Ao longo do percurso, cada voluntário recolheu o máximo de detritos despejados no local. A turismóloga da Secretaria Municipal de Turismo, Raquel Sampaio, também realizou apresentações de fatos históricos e explicações das características biológicas da Trilha dos Cardeiros.
O projeto contou com o apoio náutico de uma embarcação disponibilizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca. O barco carregou caixas com água e gelo para a hidratação dos participantes, além de recolher o excesso de lixo retirado ao longo da trilha. Na ocasião, o secretário adjunto de Pesca, Breno dos Santos, esteve presente representando a pasta.
O projeto Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro também apoiou a iniciativa da Prefeitura aldeense. A entidade enviou o guia Rafael Marendino para contribuir com informações geológicas da Trilha dos Cardeiros, que está catalogada pela instituição.
O percurso foi finalizado na Praia da Baleia, onde todo o lixo recolhido foi pesado e encaminhado para o despejo correto. Morador da cidade, Marcos Oliveira participou da primeira edição do projeto “Seja Legal: Preservar é Fundamental” e falou sobre a iniciativa. “Então, primeiramente, quero agradecer a oportunidade de ter participado. Já é a segunda vez que eu venho aqui, na Trilha dos Cardeiros. Começamos na Praia do Sudoeste, terminamos na Praia da Baleia, pegamos bastante lixo que as pessoas deixam lá. Alguns vem pela ação do vento também, outros as pessoas deixam propositalmente, né? Muitos não têm a consciência de levar o seu lixo embora. Espero que continue essa conscientização, porque vale a pena”, comentou.
COMENTÁRIOS