Rede CEJA abre período de matrícula para novos alunos e conta com nova escola em Cachoeiras de Macacu
O regime de ensino na Rede CEJA é semipresencial e o estudante conta com o apoio de professores das diferentes disciplinas e do material didático, que é disponibilizado gratuitamente na escola ou no ambiente virtual de aprendizagem
![Rede CEJA abre período de matrícula para novos alunos e conta com nova escola em Cachoeiras de Macacu](https://www.portalgiro.com/arquivos/noticias/12104/rede-ceja-abre-periodo-de-matricula-para-novos-alunos-e-conta-com-nova-escola-em-cachoeiras-de-macacu.jpg)
As matrículas para novos alunos da Rede CEJA, que desejam concluir o ensino fundamental e o médio, começam nesta segunda-feira (10). O Estado do Rio de Janeiro conta com 59 escolas da Rede CEJA, que integram a rede estadual de ensino administradas pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. A mais nova unidade é em Cachoeiras de Macacu, localizada na Rua Doutor Oswaldo Aranha, 364. O regime de ensino na Rede CEJA é semipresencial e o estudante conta com o apoio de professores das diferentes disciplinas e do material didático, que é disponibilizado gratuitamente na escola ou no ambiente virtual de aprendizagem.
“A Rede CEJA, mais que oferecer uma educação pública e de qualidade, é a oportunidade de as pessoas retornarem aos estudos, abrindo novas perspectivas pessoais e profissionais. Sou um entusiasta dessa política e, por isso, a expansão da rede, com mais uma escola e mais vagas para a população do Rio de Janeiro, é motivo para comemorarmos. Esse é o compromisso do governo com a educação fluminense”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes.
O processo de matrícula é dividido em duas etapas:
1. Pré-matrícula: deve ser realizada na página https://sca.cecierj.edu.br/scc/prealuno/preMatricula/.
2. Confirmação de matrícula: ocorrerá presencialmente na unidade de interesse do estudante, entre as 59 espalhadas por todo o Estado do Rio de Janeiro, incluindo a nova escola em Cachoeiras de Macacu, que funciona de segunda a quinta-feira, das 13h às 21h, e sexta-feira, das 9h às 17h.
Para se matricular no ensino fundamental é necessário ter pelo menos 15 anos e mais de 18 anos para o ensino médio. Diferente das escolas tradicionais, onde existem aulas regulares, o aluno estuda de acordo com sua disponibilidade através de uma plataforma online, voltada para o ensino semipresencial.
Ensino com histórias que inspiram
Estudar no CEJA é mais que uma oportunidade de obter o diploma do ensino fundamental ou médio e possibilitar o acesso ao ensino superior. Foi o caso de Pâmela da Silva de Oliveira, de 19 anos, ex-aluna do CEJA Duque de Caxias, que obteve 900 pontos na redação na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e deseja cursar Medicina Veterinária.
“O Ceja foi importante para mim, principalmente nesse período do Enem. Os professores foram muito atenciosos e me ajudaram bastante, tanto nas matérias quanto na redação. Eles me incentivaram e foi isso que realmente me ajudou. A diretoria do Ceja também me deu apoio total”, disse Pâmela, que deixa um recado para quem sonha com o diploma:
“Indico o Ceja para todas as pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou médio ou que acham que nunca vão conseguir. É uma oportunidade para terminar os estudos de forma acolhedora, com cuidado e carinho de todos os professores e da diretoria. Tenham certeza de que, assim como eu, também terão sucesso e uma carreira brilhante”.
COMENTÁRIOS