Presença masculina na igreja: Terço dos Homens começa nesta sexta-feira
A programação segue até o dia 16 e inclui, missas, vigília, procissão, oração do terço e consagração à Senhora Aparecida
Começa nesta sexta-feira (14), no Santuário Nacional, a 17ª Romaria do Terço dos Homens. A programação segue até o dia 16 e inclui, missas, vigília, procissão, oração do terço e consagração à Senhora Aparecida. O tema central do encontro faz menção ao ano jubilar da Igreja Católica, “Terço dos Homens: somos peregrinos da esperança” e o lema, extraído da Carta aos Romanos (12,12), reforça essa vivência: “Fortes na fé, alegres na esperança”.
Em 2024, cerca de 80 mil homens de diversas regiões do Brasil participaram das atividades pastorais voltadas ao movimento do Terço dos Homens. A expectativa é que um número ainda maior de devotos compareça ao encontro nacional, fortalecendo sua espiritualidade no Ano Santo em Aparecida.
O Missionário Redentorista, Ir. João Batista de Viveiros, C.Ss.R., destaca que, neste Ano Jubilar, o Papa Francisco convida toda a Igreja a refletir sobre o tema “Peregrinos da Esperança”. Segundo ele, a Romaria do Terço dos Homens não poderia ter outro tema senão a esperança.
“A oração nos conduz à intimidade com Jesus, pois é Ele quem desperta e fortalece a esperança em nossos corações. Não existe esperança sem Deus, sem essa relação profunda com Ele e sem a vivência da fé”, afirma o missionário.
Programação
A romaria tem início com a acolhida dos grupos no Altar Central, às 18h30, seguida da Missa de abertura, às 19h30. Mais tarde, às 20h45, os homens são convidados para a Procissão Luminosa, encerrando a noite com a vigília na Capela do Santíssimo, das 23h às 5h45.
No sábado (15), a programação tem início logo ao amanhecer, com a acolhida dos romeiros na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, entre 6h e 7h30. Em seguida, às 7h30, acontece a Missa Solene, também na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, reunindo milhares de homens em oração.
Na parte da tarde, às 13h15, ocorre a acolhida dos diversos grupos do Terço dos Homens no Altar Central, seguida pelo Terço Solene e pela Consagração, que se estendem até as 15h30. O sábado termina com o show "Canções de Amor e Fé", às 20h30, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, proporcionando um momento especial de música e espiritualidade para os participantes.
No domingo (16), às 6h45, acontece a "Escola de Maria" no Altar Central, onde os devotos aprofundam sua espiritualidade mariana. Logo após, às 8h, ocorre a Missa de Envio, marcando o encerramento oficial da 17ª Romaria Nacional do Terço dos Homens e a preparação para a próxima edição, em 2026.
Das 9h às 12h, os romeiros poderão acompanhar o programa "Terra da Padroeira", da TV Aparecida, transmitido diretamente do auditório da emissora. Neste dia, o espaço estará aberto ao público, sem necessidade de retirada de ingressos. Encerrando a romaria, às 18h, será celebrada a Missa de Encerramento no Altar Central, reunindo os fiéis para um último momento de oração e gratidão pela experiência vivida no Santuário Nacional.
Ação Solidária
Durante o evento, os participantes são incentivados a contribuir com uma ação solidária, por meio da doação de alimentos, fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal. As doações podem ser entregues na Secretaria de Pastoral, na saída da Rampa da Imagem, na Sala das Promessas e nos balcões de atendimento da Família dos Devotos.
Histórico
A Romaria do Terço dos Homens teve início em 2009, fruto da iniciativa do coordenador de um grupo da cidade de Campestre (MG), que sugeriu a ideia ao então Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Ir. João Batista de Viveiros, C.Ss.R.
A primeira edição ocorreu em maio daquele ano e reuniu 632 homens. Desde então, a romaria tem crescido significativamente, com um número cada vez maior de grupos se organizando em suas paróquias para peregrinar até a Casa da Mãe Aparecida.
Mais informações sobre a Romaria do Terço dos Homens acesse o site https://www.a12.com/santuario/eventos/terco-dos-homens
COMENTÁRIOS