Incêndio em fábrica de óleo lubrificante na Ilha do Governador é completamente extinto após 28 horas de combate
O combate às chamas envolveu um grande efetivo e o uso de tecnologia de ponta para garantir a contenção total do fogo e a segurança da população
Após 28 horas de intenso trabalho, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) extinguiu o incêndio que atingiu, no sábado (08), uma fábrica de óleo lubrificante na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. O combate às chamas envolveu um grande efetivo e o uso de tecnologia de ponta para garantir a contenção total do fogo e a segurança da população.
A operação mobilizou mais de 116 bombeiros militares e agentes da Defesa Civil Estadual, além de aproximadamente 20 unidades operacionais e 35 viaturas. Para enfrentar o incêndio de grandes proporções, foram utilizadas escadas e plataformas mecânicas de última geração, além de drones equipados com câmeras térmicas, que permitiram o monitoramento das áreas mais quentes e a atuação precisa das equipes.
O trabalho seguiu ao longo de domingo (09) com a realização do rescaldo, etapa essencial para o resfriamento da estrutura e a eliminação de possíveis focos remanescentes, prevenindo a reignição do fogo.
"A ação rápida e coordenada das nossas equipes foi fundamental para conter o incêndio, evitar maiores danos e garantir a segurança da população. Parabenizo e agradeço o empenho dos bombeiros, da Defesa Civil e de todos os profissionais envolvidos nessa operação. Agora, seguimos com as investigações para apurar as causas e circunstâncias do incidente", afirmou o governador Cláudio Castro.
Entre as técnicas empregadas no combate ao incêndio, destacou-se o uso de espuma para líquidos inflamáveis, que acelerou o resfriamento e a extinção do fogo, abafando os produtos em combustão.
A operação foi acompanhada de perto pela Defesa Civil Estadual, que coordenou uma força-tarefa montada pelo Governo do Estado para garantir decisões ágeis e eficazes durante todo o processo. "Nosso objetivo foi assegurar uma resposta rápida e eficiente, minimizando riscos e protegendo vidas", ressaltou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.
Com o incêndio controlado, as autoridades agora concentram esforços na perícia para determinar as causas do incidente e reforçar medidas de segurança na região.
COMENTÁRIOS