Prefeitura volta a intensificar ações de combate à dengue
A conscientização aconteceu na Rodoviária do Bingen, no Terminal do Itamarati e no Calçadão do Cenip
Agentes de Combate às Endemias (ACE) e da Defesa Civil estiveram nesta quinta-feira (6) em pelo menos três pontos da cidade de Petrópolis para orientar a população sobre a importância de combater os criadouros do mosquito da dengue.
Eles distribuíram panfletos com orientações para a população na rodoviária do Bingen, no Terminal de Integração do Itamarati e no calçadão do Cenip, no Centro da cidade. Os agentes seguem ainda com visitas domiciliares para identificar possíveis focos. No mês de janeiro foram visitados 56.188 domicílios em todo o município.
O prefeito Hingo Hammes comemorou o avanço das ações de combate aos focos do mosquito. “Esses mais de cinquenta e seis mil domicílios visitados é resultado do nosso empenho nas ações de prevenção. Essa união da Secretaria de Saúde e da Defesa Civil ajuda a evitar que a população sofra com doenças como dengue, zika e chikungunya.”
O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, realizado no início de janeiro, apontou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,52%, considerado satisfatório, já que o Ministério da Saúde preconiza índice inferior a 1% como baixo risco de infestação do mosquito.
Durante o levantamento, os agentes identificaram 41 imóveis com focos positivos e 58 depósitos com larvas do Aedes aegypti. Os depósitos predominantes foram vasos, pratos, frascos com plantas e bebedouros para animais, foram os mais comuns, representando 25 focos.
O secretário de Saúde, Luis Cruzick, destaca a importância da população no combate ao mosquito.“Precisamos muito do apoio e da união de todos para eliminar criadouros, principalmente nesse período mais quente do ano. Mesmo com o índice baixo, não podemos facilitar, medidas simples, como eliminar água parada em recipientes e descartar corretamente objetos que possam acumular água, fazem toda diferença”
Além das ações de sensibilização nos terminais e no Centro da Cidade, também foram enviados alertas à população via SMS sobre a proliferação do mosquito da dengue e a importância de eliminar os criadouros. As sirenes instaladas nas comunidades também emitiram alertas sobre a prevenção da doença. A ação de conscientização na cidade continua nesta sexta-feira (7).
COMENTÁRIOS