Inscrições abertas para a oficina 'Ateliê Fiderioman', em São Pedro da Aldeia
Capacitação em moda afro e indígena oferece formação gratuita para mulheres negras
![Inscrições abertas para a oficina 'Ateliê Fiderioman', em São Pedro da Aldeia](https://www.portalgiro.com/arquivos/noticias/11960/inscricoes-abertas-para-a-oficina-atelie-fiderioman-em-sao-pedro-da-aldeia.jpg)
Já estão abertas as inscrições para a oficina "Ateliê Fiderioman", iniciativa que faz parte da Feira de Arte, Moda e Diálogos Afro-Culturais – Ilê Asé Iya Oju Omi. A capacitação é voltada para mulheres negras e tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo feminino e a valorização da identidade afro-brasileira por meio da moda afro e indígena.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de fevereiro, com vagas limitadas, e podem ser feitas por meio deste link.
A oficina tem previsão de início para os dias 7 ou 10 de março, em São Pedro da Aldeia, e vai selecionar 10 mulheres da região das Baixadas Litorâneas para um treinamento especializado na produção de vestimentas e biojoias, utilizando materiais e saberes dos terreiros. Além das aulas práticas, a programação inclui palestras, apresentações culturais e um desfile.
A capacitação integra o projeto "Ilê Asé Iya Oju Omi - Feira de Arte, Moda e Diálogos Afro-Culturais", uma iniciativa do Ponto de Cultura e ponto de memória, realizada por meio do Edital Mãe Gilda de Ogum, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
As interessadas devem se inscrever dentro do prazo e garantir a oportunidade de participar dessa formação que une tradição, cultura e independência financeira.
"A moda nos terreiros vai muito além da estética. Ela é identidade, resistência e autonomia! Cada peça carrega história, ancestralidade e força. E é por isso que a Feira de Arte, Moda e Diálogos Afro-Culturais é tão importante: ela fortalece o empreendedorismo feminino, valoriza os saberes ancestrais e coloca a moda afro-indígena no seu devido lugar – como uma poderosa expressão cultural", afirma Josi Carvalho, fundadora do Ateliê Fiderioman.
Ainda de acordo com ela, "projetos como o 'Ateliê Fiderioman' mostram que moda também é liberdade. É sobre capacitar mulheres, garantir independência financeira e reafirmar o orgulho das nossas raízes", finalizou.
COMENTÁRIOS