Festival Corpos Visíveis promove arte, sustentabilidade e diversidade em sua 4ª edição
Após edições de sucesso em janeiro, evento gratuito segue nos dias 7, 8 e 22 de fevereiro, levando cultura e inclusão a diferentes regiões da cidade.
Após uma primeira etapa de sucesso em janeiro, o Festival Corpos Visíveis retorna em fevereiro para seguir promovendo arte, sustentabilidade e diversidade no Rio de Janeiro. O Festival é o primeiro evento da América Latina dedicado à arte e música com foco em gênero e diversidade, totalmente gratuito e oferece oficinas, exibições audiovisuais, debates e apresentações, além de impulsionar a economia criativa nas comunidades participantes.
As próximas atividades ocorrem nos dias 7, 8 e 22 de fevereiro, em diferentes pontos da cidade: Bela Maré, Centro de Artes da Maré, Piscinão de Ramos e Instituto Arteiros, na Cidade de Deus.
Com uma programação rica e inclusiva, o festival reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e o fortalecimento das expressões artísticas marginalizadas
Desde o seu início, em 2018, o Festival Corpos Visíveis promove oportunidades e debates essenciais sobre gênero, diversidade, raça, sustentabilidade e o mercado criativo. Com a proposta de oferecer espaços de protagonismo, visibilidade e gerar renda e educação para mulheres e a população LGBTQIAPN+, o Festival vem crescendo e em 2025 ganhou sua primeira versão itinerante com mais de um mês de programação gratuita.
"Queremos provocar um movimento de visibilidade e empoderamento para as mulheres e as populações LGBTQIAPN+ por meio da arte, da música e da cultura. O Corpos Visíveis é mais que um festival, é um espaço para amplificar as vozes que muitas vezes são silenciadas. Nosso compromisso para garantir que isso aconteça é mais forte a cada edição, sendo um festival totalmente realizado e protagonizado por mulheres e LGBTQIAPN+", afirmou Karina de Abreu, produtora cultural, co-idealizadora do Festival Corpos Visíveis e cofundadora da ColetivA DELAS.
A 4ª edição também marca a parceria com a 7ª edição da Mostra Cine Diversidade, um evento que exibe curtas-metragens independentes latino-americanos com temas voltados à diversidade de gênero e sexualidade. Esse ano, a mostra vem com programação mais extensa! Serão 50 filmes selecionados para abordar temas urgentes, como a interseção entre diversidade sexual, étnico-racial e as questões ambientais.
Com quase três meses de exibições gratuitas em diferentes bairros da cidade e online, a Mostra oferece sessões e oficinas de audiovisual abertas ao público, com direito a votação popular e premiações em dinheiro.
COMENTÁRIOS