Teresópolis: Casa de Cultura se prepara para um novo ciclo de atividades
As mudanças incluem desde a renovação de equipamentos no teatro até a reorganização dos espaços de ensino e a revitalização dos jardins.
A Casa de Cultura Adolpho Bloch está passando por uma série de melhorias estruturais para garantir um ambiente mais adequado e acolhedor para artistas, alunos e visitantes. As mudanças incluem desde a renovação de equipamentos no teatro até a reorganização dos espaços de ensino e a revitalização dos jardins.
Teatro entregando mais dignidade para os artistas com a instalação de novos equipamentos de som e luz, proporcionando mais qualidade para os espetáculos realizados no espaço. Os cabos foram trocados, e agora o teatro conta com quatro refletores de frente e nove no palco. Ainda será instalada uma nova mesa de luz, e em breve os refletores serão conectados a ela.
Foto: Jorge Maravilha
As salas de aula e o ateliê estão ganhando expansão e reestruturação dos espaços.
A sala de ballet, que atualmente atende cerca de 200 alunos, terá o sistema de som renovado para aprimorar as aulas. Além disso, as aulas de dança urbana retornarão, ampliando as opções culturais oferecidas pela Casa de Cultura. A capoeira e a dança do ventre também voltarão à grade de atividades, incluindo um trabalho especial voltado para a cultura árabe, indo além da dança.
O ateliê passou por uma transformação e agora é um espaço útil para múltiplas artes, com foco especial nas aulas de artes visuais. O local foi reorganizado, recebeu uma limpeza completa e teve entulhos descartados.
A reestruturação tem como objetivo ampliar o número de vagas disponíveis. Para 2025, serão oferecidas mais de 450 novas vagas, além das rematrículas.
Já a sala de exposição passou por uma limpeza profunda e organização, preparando-se para receber a próxima mostra: “Era Assim”, que será inaugurada no dia 15 de fevereiro, às 20h. O artista Rogério Lopes, que ministrará aulas de Artes Visuais,apresentará suas obras inspiradas nos textos do escritor e historiador Wanderley Peres durante a exposição.
O lado externo também está ganhando uma nova forma! Os jardins passaram por melhorias significativas, com três cortes de grama, podas das árvores e limpeza externa nos últimos dias; os canteiros e a parte da frente foram remodelados, incluindo o plantio de roseiras e outras plantas. A proposta é que o jardim tenha um conceito bem definido, com espaços específicos para diferentes tipos de plantas e flores.
Além disso, para garantir um ambiente mais seguro para alunos, professores e visitantes, dois agentes foram designados para atuar durante o horário de funcionamento da Casa de Cultura.
“As mudanças seguem em andamento, e ainda há muito a ser feito. Não é o que a gente quer ainda. Estamos fazendo aos poucos”, ressaltou Arnaldo Almeida, subsecretário de Cultura.
COMENTÁRIOS