Seja bem vindo
Petrópolis,03/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Prefeito de Maricá conhece Fábrica da Criatividade em Portugal

Modelo será implementado nos Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) da cidade


Prefeito de Maricá conhece Fábrica da Criatividade em Portugal Foto: Divulgação/Prefeitura de Maricá
Publicidade

O prefeito de Maricá Washington Quaquá visitou, nesta terça-feira (28), a Fábrica da Criatividade, na cidade de Castelo Branco, em Portugal. O local é aberto para que artistas locais possam trabalhar e produzir, e o lucro das vendas dos produtos é revertido totalmente para os trabalhadores. A ideia é instalar espaços semelhantes nos Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) da cidade.

A Fábrica da Criatividade é um equipamento onde agentes de diferentes áreas – como teatro, dança, música, audiovisual, design, artes gráficas, fotografia, arquitetura, entre outras – se cruzam e colaboram entre si. O mesmo espaço físico, flexível e multidisciplinar, oferece um conjunto de escritórios / ateliers, serviços e gabinetes com áreas individualizadas, ofertando a inserção em um ambiente adequado e com as condições técnicas necessárias.

“A ideia é instalar, inicialmente, nos CEPT's, para que nossas crianças (e também seus pais e toda a comunidade) possam ter espaços como esse para fazer a sua criatividade ganhar técnica, fluir, mas também se profissionalizar e, inclusive, fazer a comercialização dos produtos como é feito aqui. É a arte e a cultura se transformando na economia das pessoas”, ressaltou o prefeito Washington Quaquá.

A Fábrica da Criatividade funciona em um local com área total de 2.500 metros quadrados; auditório com capacidade de 150 lugares; escritórios / ateliers; (madeiras, metais, cerâmica, gessos, plásticos, serigrafia, gravura, têxtil, fotografia, vídeo e arte digital); duas salas de coworking; duas Black Box; sete gabinetes; uma sala de conferências; uma biblioteca; uma sala de exposições e uma sala de reuniões.

O coordenador da Fábrica da Criatividade, Fábio Ramalho, ressaltou que a ideia do local é ampliar o acesso à arte e cultura. “Em 2024, este espaço recebeu mais de 10 mil visitas - além de exposições, inaugurações, apresentações de livros, espetáculos, trabalhos de residências artísticas, tanto nos ateliers quanto nos escritórios e no auditório, para tornar a arte acessível a todos. Esse é um espaço de criação e trabalho de produção artística”, contou.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.