Areal realiza com sucesso a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente
Na parte da tarde, os participantes se dividiram em grupos
Nesta sexta-feira (24), em um marco histórico, Areal reafirmou seu compromisso com um legado de sustentabilidade na cidade, ao promover a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente do município. O evento, que aconteceu no CIAFETE, reuniu especialistas, autoridades locais, representantes da sociedade civil engajados em causas ambientais e cidadãos arealenses em torno de um objetivo comum: construir propostas para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e eleger um delegado para representar o município na etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA).
Com palestras e debates focados nos cinco eixos definidos pela CNMA — mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica e governança e educação ambiental —, a conferência foi um momento de fortalecimento da governança ambiental local e conscientização da população, que participou de forma ativa dos debates proporcionados. No comando das palestras estiveram os especialistas Dra. Olga Gomes (mitigação), Tenente Coronel Diogo Rocha (adaptação e preparação para desastres), Dra. Joelma Gonçalves Ribeiro (justiça climática), Dra. Natália Freitas (transformação ecológica) e Cleber Ferreira (governança e educação ambiental).
Na parte da tarde, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para aprofundar as discussões sobre os eixos temáticos e elaborar propostas para o enfrentamento das questões pautadas em cada eixo. Depois da apresentação das propostas, eles elegeram as soluções que serão levadas até a etapa estadual da CNMA.
Para representar o município na Conferência Estadual, os participantes elegeram, também, um delegado e um suplente. Ao todo, 6 pessoas se candidataram, mas o cargo ficou com Estefanie Barbosa, coordenadora ambiental, social e fundiária do Quilombo Boa Esperança, acompanhada da secretária de Meio Ambiente e Turismo, Yasmin Albuquerque, na posição de suplente.
Com essa oportunidade de participar ativamente no combate às emergências climáticas e de fazer a diferença em uma escala estadual, a Prefeitura de Areal e a população arealense demonstram que, aproximando o poder público da sociedade civil, é possível enfrentar os desafios gerados pelo aquecimento global com responsabilidade e planejamento.
COMENTÁRIOS