Seja bem vindo
Petrópolis,26/01/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Nova Friburgo e Petrópolis recebem seminário sobre preparação e resposta a desastres naturais e novo sistema de alerta via celular

Defesa Civil Estadual reúne especialistas para fortalecer a resiliência da Região Serrana às chuvas intensas


Nova Friburgo e Petrópolis recebem seminário sobre preparação e resposta a desastres naturais e novo sistema de alerta via celular Foto: Divulgação/CBMERJ
Publicidade

A preparação da Região Serrana para as chuvas intensas de verão foi tema de dois seminários que a Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ) promoveu, na terça-feira (21) e na quinta-feira (23) desta semana, em Nova Friburgo e Petrópolis.

Os encontros reuniram agentes estaduais e gestores municipais de Defesa Civil para discutir temas estratégicos envolvendo prevenção e resposta a desastres naturais, diante das mudanças climáticas e do histórico de eventos extremos na região.

Uma das principais novidades apresentadas no seminário foi o "Defesa Civil Alerta", novo sistema de alerta de desastres via Cell Broadcast, tecnologia que permite o envio de mensagens emergenciais diretamente aos celulares da população, sem necessidade de cadastro prévio. Essa ferramenta promete aumentar a eficácia na comunicação de riscos, garantindo que avisos sobre chuvas intensas, deslizamentos e outras ameaças alcancem rapidamente quem está na área de perigo.

Troca de conhecimentos e fortalecimento da resiliência

O seminário contou com palestras de especialistas da Defesa Civil Estadual, abordando os desafios enfrentados pelas cidades serranas e as melhores práticas para reduzir impactos de desastres naturais. O evento analisou os desastres mais recorrentes e as peculiaridades da região; apresentou as estratégias de monitoramento e comunicação de riscos desenvolvidas pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ); e as ferramentas da SEDEC-RJ que estão à disposição das Prefeituras para apoiar a gestão municipal na prevenção e na resposta a emergências; além de debater como as cidades podem se tornar cada vez mais resilientes.

 -A troca de conhecimentos entre especialistas estaduais e gestores municipais se torna fundamental para garantir uma resposta mais rápida e eficiente, minimizando riscos e protegendo vidas. Este evento marcou mais um passo importante para tornar a Região Serrana ainda mais preparada e adaptada diante das adversidades climáticas. Estamos prontos para o período de chuvas intensas e para auxiliar os municípios no que for necessário - afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.

Monitoramento de riscos

Também esta semana, a Defesa Civil Estadual acompanhou técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN Nacional) na manutenção preventiva que foi feita nas estações geotécnicas de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Essas estações, de responsabilidade do Governo Federal,  monitoram a saturação do solo e o risco de deslizamentos de terra na região.

A Região Serrana também é atendida por 95 sirenes e 35 pluviômetros mantidos pelo Governo do Estado. Eles compõem um elaborado Sistema de Alerta e Alarme de Riscos de Desastres Naturais, que é coordenado pelo CEMADEN-RJ, da SEDEC-RJ, e que conta também com meteorologistas, geólogos  e hidrólogos que monitoram 24 horas por dia as condições climáticas em todo o Estado.  


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.