Aniversário de São Paulo: Capital paulista é a maior arrecadadora em direitos autorais de música no estado, aos 471 anos
O ranking das músicas mais tocadas em shows em São Paulo no ano passado revelou que "Não Quero Dinheiro", de Tim Maia, se manteve na liderança
A cidade de São Paulo, que celebra seus 471 anos neste sábado, 25, continua a ser um dos maiores centros econômicos e culturais do Brasil. Com uma economia que concentra atividades financeiras, industriais e comerciais, a capital paulista também se destaca como um importante polo de cultura e negócios. Em um mercado de entretenimento vasto e diversificado, São Paulo ocupa a posição de liderança entre os 645 municípios do estado em termos de arrecadação de direitos autorais de execução pública de música.
Em 2024, São Paulo foi o município com maior arrecadação no estado, respondendo por mais de 65% do total pago por canais, espaços e organizadores de eventos que realizaram o licenciamento musical. A capital arrecadou mais de R$ 600 milhões em direitos autorais. Já o estado de São Paulo, por sua vez, obteve um total superior a R$ 925 milhões, representando mais de 50% da arrecadação nacional de direitos autorais.
De acordo com Karina Guerreiro, gerente regional do Ecad que atende o estado, “São Paulo tem sido o maior arrecadador de direitos autorais de música nos últimos anos. Os números refletem não apenas a força da economia da cidade, mas também sua importância como um centro cultural e de entretenimento no Brasil, com uma enorme oferta de opções culturais, musicais e artísticas. A capital se destacou em 2024, sendo a cidade paulista que mais contribuiu para o pagamento dos direitos autorais de música. Nosso trabalho de conscientização, realizado ao longo do ano, teve um impacto positivo, e esperamos que em 2025 tanto a capital quanto as demais cidades do estado sigam respeitando cada vez mais o trabalho de compositores e artistas.”
Outro dado interessante do estudo do Ecad é o ranking das músicas mais tocadas em shows realizados na cidade de São Paulo e que pagaram direitos autorais. Em comparação com 2023, a canção “Não Quero Dinheiro”, de Tim Maia, manteve sua posição de liderança. Os sucessos “País Tropical” e “Erro Gostoso” ocuparam, respectivamente, o segundo e terceiro lugares, refletindo a força e o apelo dessas músicas no cenário musical paulistano.
COMENTÁRIOS