Seja bem vindo
Petrópolis,24/01/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Faetec oferece mais de 200 vagas gratuitas para cursos de teatro

Cursos serão nas escolas Martins Pena e Quintino


Faetec oferece mais de 200 vagas gratuitas para cursos de teatro Foto: Divulgação

A dramaturgia é uma área cada vez mais desejada por todos aqueles que cultivam o sonho de atuar, mas não sabem por onde começar. Para auxiliar na concretização desse sonho, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para mais de 200 vagas em cursos de Qualificação Profissional, oferecendo oportunidades de cursos na Escola de Teatro da Faetec Quintino ena  Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, no Centro do Rio.

Entre os cursos oferecidos estão Iniciação Teatral; Produção de Textos Teatrais; e Preparação Corporal para Atores, onde 246 vagas estão sendo ofertadas. O processo seletivo se dá por meio de sorteio e as inscrições devem ser feitas pelo site da instituição (www.faetec.rj.gov.br) até dia 26 de janeiro. O resultado será divulgado no dia 28.

Em 2024, a Escola de Teatro de Quintino deu um grande salto em suas realizações, começando pela renovação de seus espaços e mobiliário, o que proporcionou uma melhor acomodação para os alunos e ampliou a oferta de cursos.

“Neste ano, nossa escola deu passos importantes rumo à excelência no ensino de Artes Cênicas. A renovação dos espaços, o retorno de cursos essenciais e a ampliação das oportunidades para nossos alunos demonstram nosso compromisso em oferecer uma formação de qualidade conectada com as demandas do mercado artístico atual. Estamos muito orgulhosos de tudo o que conquistamos até aqui e entusiasmados com as metas que ainda vamos alcançar. Nosso objetivo é continuar formando profissionais criativos, críticos e preparados para transformar a cena cultural”, declarou Marco Aurélio, coordenador da Escola de Teatro.

Com destaque para a realização de cinco grandes apresentações no Teatro Abdias do Nascimento, na Faetec Quintino, e dois espetáculos na sala Fernanda Montenegro, no Leblon, mais de mil pessoas tiveram acesso à arte e cultura gratuitamente, com destaque para o impacto dos alunos em áreas como Interpretação Teatral e Prática de Montagem Teatral. Além disso, a escola incentivou a vivência artística por meio de parcerias e ações, como o desfile do Bloco Bacantes da Folia, visitas técnicas e o apoio a eventos culturais.

"Quando encontrei a oportunidade da vaga durante as inscrições, não pensei duas vezes e me inscrevi no curso, fui sorteado e, a cada aula, percebi que estava adquirindo um aprendizado valioso, que vou levar para o resto da minha vida. Ao entrar no curso, enxerguei a possibilidade de crescimento e de entendimento de tantas coisas que ainda não dominava, não apenas nos aspectos técnicos da atuação, mas também no corpo e na voz. Aprendi muito dentro de Quintino, algo que, talvez, em qualquer outro lugar no Rio de Janeiro, eu não conseguiria aprender de forma gratuita e tão acessível. Agradeço aos professores, à coordenação e a todos os envolvidos que, além de desenvolverem o curso de Teatro, contribuem para a formação artística de todos nós”, ressalta Bruno Silvestre, aluno da Escola de Teatro.

No ano passado, a Escola Técnica Estadual (ETE)  de Teatro Martins Pena ofereceu cursos de Qualificação Profissional pela primeira vez. Cerca de 100 alunos se formaram com apresentações práticas como parte do processo de conclusão. Para este ano, a unidade está ampliando a oferta, com 131 vagas distribuídas entre os cursos de Iniciação Teatral, Leitura Dramatizada, Preparação Corporal para Atores e Violão Popular Básico.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.