Projeto Cultura do Pertencimento realiza sessão de cinema no Hotel Acolhedor
Unidade do Catete exibe o filme “Os Normais” como valorização da cultura brasileira e da premiada atriz Fernanda Torres
Melhora na integração do grupo, aumento na percepção cognitiva e uma energia mais leve. É assim que os hóspedes do Hotel Acolhedor, programa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, reagiram a sessão de cinema com a exibição do filme “Os Normais”, como parte do Projeto Cultura do Pertencimento, realizada na sexta-feira (17), na unidade do Catete.
A proposta era tratar de forma lúdica o término dos serviços do Hotel na unidade do Catete, que será reformulado e transformado em Casa de Passagem até o início de fevereiro. Tanto o Hotel do Catete, quanto o do Centro, serão desmobilizados, dando lugar a duas unidades da Casa de Passagem.
“Essa atividade no Hotel Acolhedor marca o encerramento de um trabalho que vem sendo realizado com extrema destreza pelos servidores do Estado na unidade Catete, reforçando o início de um novo ciclo, que é a abertura da Casa de Passagem, que será inaugurada nos próximos 15 dias. E que representa uma nova possibilidade de serviço para a nossa população”, destacou o subsecretário de Gestão do SUAS, Felippe Souza.
A escolha do filme do gênero de comédia é uma forma de melhorar as relações internas entre os usuários, que já têm um dia a dia pesado, suavizar suas percepções de mundo e também valorizar a cultura brasileira com destaque para a atriz Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro, premiação anual que reconhece os melhores profissionais do cinema e da televisão.
Jandir Nascimento Rodrigues, de 34 anos, é oriundo da Bahia. Viveu em São Paulo na busca do sonho de uma vida melhor e veio parar nas ruas do Rio de Janeiro. Frequentador do Hotel Acolhedor há 4 anos, ele comemorou mais uma sessão de cinema e conta como isso ajuda na interação com os acolhidos.
Foto: Divulgação.
“O serviço melhorou muito desde que os eventos culturais começaram, como passeio pro Cristo e também o Cinema. Já é meu terceiro cinema aqui no Catete. Acho que ajuda muito a interagir com a galera, o ambiente fica mais legal, tem gente que é fechada e não se abre. As vezes parece que tá até chateado contigo, mas depois do filme, ninguém fica rindo um do outro, a gente ri junto”, disse Jandir.
Cultura do Pertencimento
O projeto Cultura do Pertencimento, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, criado em julho de 2023, vem atuando para integrar, melhorar a autoestima e o sentimento de pertencimento da população assistida pelo Governo do Rio. Idosos, pessoas com deficiência, crianças e população em situação de rua já foram contemplados em mais de 30 atividades culturais e de lazer em lugares de grande importância como, o Parque Bondinho Pão de Açúcar, Museu do Samba, AquaRio, Cristo Redentor, Theatro Municipal, BioParque, entre outros. Os hóspedes do Hotel Acolhedor estão sendo atendidos pelo projeto Cultura do Pertencimento. Esta é a 1ª sessão de cinema realizada em 2025, ao longo do projeto foram seis. O Governo do Estado considera o acesso à cultura de suma importância, principalmente em um lugar significativo que pessoas em situação de vulnerabilidade.
Hotel Acolhedor
O Hotel Acolhedor é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos idealizado para acolher pessoas em vulnerabilidade social ou situação de rua no estado do Rio. São duas unidades na capital, uma no Centro e outra no Catete, com capacidade total de 300 leitos diários. O Hotel oferece banho quente, duas refeições - uma à noite e outra pela manhã -, além de kit de higiene básico. A entrada é a partir das 19h e a saída às 7h. Há também apoio psicológico e de assistentes sociais para auxiliar na reinserção social, que inclui o restabelecimento dos vínculos familiares, tratamento de vícios, além de acesso à educação, lazer e cultura.
COMENTÁRIOS