Brasil apresenta crescimento de 25% da população em situação de rua
Ao todo, desde 2019, mais de 50 mil brasileiros começaram a ter as ruas das cidades como casa
De acordo com dados oficiais do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Brasil teve em 2024 um crescimento de 25% da população em situação de rua. Ao todo, são 327 mil brasileiros que vivem nestas condições.
Segundo a pesquisa, a população em situação de rua no país tem crescido gradativamente desde 2019, tendo como ponto principal de alavancagem a pandemia de Covid-19. O aumento se for levado em consideração os últimos cinco anos é de 38%.
Ao todo, desde 2019, mais de 50 mil brasileiros começaram a ter as ruas das cidades como casa. O aumento considerável chama atenção, principalmente por ter sido registrado de forma repentina.
Também foi relatado pela pesquisa, que a Região Sudeste é a que concentra o maior número dos moradores em situação de rua. Isso porque, 63% dos 327 mil brasileiros que vivem nestas condições estão espalhados entre os estados de São Paulo, Minas Gerias, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Por fim, o estudo ainda menciona que a cidade de São Paulo é a que mais possui moradores em situação de rua em todo o Brasil, sendo que aproximadamente metade desta população se encontra na Capital Paulista.
COMENTÁRIOS