PM e app de mobilidade urbana renovam parceria para atendimento de emergência a usuários e motoristas
Também estão sendo estudadas novas formas de integração, com possibilidade de troca de dados e divulgação de desaparecidos.
O termo de cooperação entre a Polícia Militar do Rio de Janeiro e a Uber acaba de ser renovado para manter a integração tecnológica do botão de “Ligar Para a Polícia”. Através desse botão digital, disponível na tela do celular do aplicativo de viagens, usuários e motoristas podem acionar diretamente o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (Cecopom), responsável pelos atendimentos de emergência.
No primeiro contrato de cooperação, que vigorou entre abril de 2022 até 10 de dezembro deste ano, houve 1.259 acionamentos, dos quais 230 transformaram-se em ocorrência – roubo de veículos, importunação sexual, veículo recuperado, roubo a transeunte, lesão corporal, entre outras.
Com o novo contrato, além da manutenção do atendimento de emergência, a Uber vai divulgar serviços tecnológicos oferecidos pela Polícia Militar, como, por exemplo, os aplicativos 190RJ e Rede Mulher.
Também estão sendo estudadas novas formas de integração, com possibilidade de troca de dados e divulgação de desaparecidos.
Botão 190 – Uber e Polícia Militar do Rio de Janeiro renovam parceria e ampliam cooperação
A renovação foi anunciada durante cerimônia realizada na última terça-feira (10/12) no Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar do Rio de Janeiro, com presença de representantes das duas instituições. Além da continuidade da parceria, o novo acordo também prevê a colaboração para expansão de campanhas de sensibilização realizadas pelo órgão de segurança.
A integração com o 190 no Rio de Janeiro foi a primeira do gênero feita pela Uber no Brasil, em 2022 e atualmente essa integração tecnológica já é realizada em parceria com a RapidSOS em serviços de atendimento a emergências nos estados do Maranhão, Amazonas, Pará e Bahia além de mais de 1.200 cidades dos Estados Unidos e diversos estados no México, África do Sul e Canadá.
"A parceria da Polícia Militar com a Uber é um exemplo concreto da importância da união de esforços e colaboração mútua entre os setores público e privado em prol da segurança da sociedade. Na primeira fase da parceria, os resultados foram muito positivos", afirma o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.
O gerente de Políticas Públicas da Uber no Brasil, Pedro Santos, ressalta a agilidade no atendimento e o alcance propagação de informações:
"Sabemos que em uma situação de emergência cada segundo conta e essa integração é um avanço importante para possibilitar um envio de ajuda mais rápida em situações críticas. Além disso, estamos sempre disponíveis para usar o alcance da nossa plataforma na disseminação de informações de qualidade. O Rio de Janeiro foi pioneiro nessa iniciativa e esperamos poder realizar essa integração nos demais estados brasileiros", destaca Pedro Santos.
COMENTÁRIOS