Polícia Civil estreia o Sipol, novo sistema tecnológico para auxiliar nas investigações
O projeto, que teve início em 2022, vai substituir e unificar todos os sistemas de informação sob uma estrutura de portal de serviços.
As investigações da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) contam agora com um novo aliado de peso. O Sipol – Sistema Integrado da Polícia Civil – passou a ser utilizado pela instituição. O projeto, que teve início em 2022, vai substituir e unificar todos os sistemas de informação sob uma estrutura de portal de serviços.
O Sipol foi desenvolvido pelo Departamento-Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (DGTIT). Com o apoio dos demais departamentos da Polícia Civil, foram mapeados os processos de trabalho e as especificações de todas as funcionalidades.
O primeiro módulo, que trata de gestão de pessoas, já está no ar. Ele foi desenvolvido para atender ao Departamento-Geral de Gestão de Pessoas (DGGP) e vai auxiliar na posse dos novos agentes, na escalação de servidores em operações e na inclusão de informações pertinentes à carreira dos policiais.
A ideia é que, mensalmente, novos módulos sejam incluídos no sistema, que deve estar completo até o fim do primeiro semestre de 2025. Entre as próximas funcionalidades previstas estão a carta precatória eletrônica, a consulta de chaves pix de investigados e a consulta de placas de veículos em câmeras de monitoramento.
COMENTÁRIOS