SEDCON e PROCON-RJ fiscalizam churrascarias para garantir direitos dos consumidores em época festiva
110 kg de alimentos impróprios para consumo e 50 litros de chopp vencidos foram descartados
Visando a proteção de consumidores nas confraternizações de fim de ano, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o PROCON-RJ fiscalizaram, nesta segunda-feira (16), churrascarias nos municípios de Niterói e Itaboraí, além dos bairros de Ipanema, Barra da Tijuca, Botafogo e Centro. Ao todo, nove estabelecimentos foram autuados por irregularidades e têm até 15 dias para apresentar defesa.
Durante a operação, os agentes encontraram 110 kg de alimentos impróprios para consumo entre vencidos ou sem especificação quanto a data de validade e vencimento, além de 50 litros de chopp vencido. Também foram identificados problemas estruturais como lixeira sem tampa na área de lavagem dos pratos e geladeiras e freezers com ferrugem.
Foto: Divulgação / Procon-RJ.
Segundo o Secretário da SEDCON, Gutemberg Fonseca, e o presidente do Procon, Marcelo Barboza, em épocas festivas o consumo em restaurantes aumenta e operações como essa são extremamente necessárias para zelar pela saúde e a vida dos consumidores.
“Com o final do ano se aproximando, o movimento das churrascarias aumenta devido às confraternizações. Entendemos que algumas das irregularidades encontradas põem em risco a saúde do consumidor, por isso estamos atentos para coibir qualquer tipo de abuso e proteger os consumidores” informou Gutemberg Fonseca.
COMENTÁRIOS