Ação integrada prende dois homens e apreende aproximadamente 350 aves silvestres
As investigações começaram após análise de redes sociais e de plataformas digitais
Agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) realizaram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (12/12), para reprimir crimes contra a fauna silvestre. A "Operação Mercato" aconteceu nos municípios de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense; e Itaboraí, Região Metropolitana do Rio. Dois homens foram presos em flagrante e aproximadamente 350 aves silvestres foram apreendidas.
As investigações começaram após análise de redes sociais e de plataformas digitais, que divulgavam imagens de aves silvestres em situações de maus-tratos, mantidas em cativeiros e participando de torneios clandestinos de cantos de pássaros no estado do Rio de Janeiro. Em um dos imóveis fiscalizados, além das aves, as equipes localizaram equipamentos para falsificação de anilhas, que são utilizadas para dissimular a origem das aves. No segundo endereço foram encontrados diversos pássaros silvestres com anilhas falsificadas e um caderno com anotações de vendas. Após perícia, os locais foram interditados.
Os presos foram autuados em flagrante pelos crimes de receptação, uso indevido de sinal identificador da administração pública e atividades lesivas ao meio ambiente. As aves foram resgatadas e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), de onde serão soltas na natureza.
COMENTÁRIOS