MinC e IFRJ apresentam Programa de Formação Audiovisual e assinam Acordo de Cooperação Técnica
Iniciativa marca a retomada das atividades formativas do Centro Técnico Audiovisual (CTAv), no Rio de Janeiro
O Centro Técnico Audiovisual (CTAv) retoma as atividades formativas nesta sexta-feira, 13, às 14 horas, com a apresentação do Programa de Qualificação Audiovisual. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV), e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). O CTAv, localizado no Rio de Janeiro, será polo de criação de metodologias replicáveis em outros espaços formativos. A intenção é construir um programa de formação descentralizado no país, em parceria com diversas instituições. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do CTAv, no YouTube.
Na oportunidade, será formalizado o Acordo de Cooperação Técnica entre o MinC e o IFRJ, fortalecendo ações voltadas para a qualificação técnica, inclusão social e fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual.
O evento, fechado ao público, contará com a presença de deputados federais que compõem a bancada da Comissão Permanente de Cultura. Além de gestores públicos, o reitor do IFRJ e seu corpo das pró-reitorias; lideranças comunitárias e representantes de instituições parceiras.
Estarão presentes, ainda, as 50 mulheres matriculadas no primeiro ciclo de formação, atendidas pelo Programa Mulheres Mil, que integra a iniciativa e tem como foco a equidade de gênero e a redução das desigualdades sociais e econômicas.
Os convidados irão conhecer o detalhamento do programa e suas metas, a fim de discutir estratégias de expansão e articulação de novas parcerias.
Cooperação
O acordo prevê a realização de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de extensão de curta duração, com atividades no CTAv e em escolas públicas da região, além da implementação do Programa Certific, voltado à certificação de competências adquiridas ao longo da vida profissional. Essas ações visam não apenas capacitar tecnicamente, mas também estimular a reflexão crítica e o fortalecimento do setor audiovisual em âmbito nacional.
COMENTÁRIOS