Com Flamengo, Fluminense e Botafogo, sorteio do Super Mundial de Clubes ocorre nesta quinta-feira (5)
Fifa dividiu os potes de cada time
Os torcedores de Flamengo, Fluminense e Botafogo aguardam ansiosamente para conhecer seus adversários na Fase de Grupos do Super Mundial de Clubes 2025, organizado pela Fifa e que será realizado nos Estados Unidos. Os três cariocas conquistaram vaga no torneio de clubes mais importante do planeta após terem conquistado as Libertadores de 2022, 2023 e 2024 respectivamente.
Este será o primeiro torneio a ser realizado pela Fifa neste formato desde 2001. Em 2000, a entidade máxima do futebol organizou um mundial semelhante tendo o Brasil como país sede, no qual o Corinthians se sagrou campeão ao vencer o Vasco nos pênaltis. Além dos cariocas, outro brasileiro que estará na competição será o Palmeiras, campeão da Copa Libertadores de 2021.
Dos brasileiros que disputarão a competição, o único a conquistar um torneio de dimensão mundial reconhecido pela Fifa foi o Flamengo, no ano de 1981, diante do Liverpool, da Inglaterra, mesmo adversário que enfrentou na decisão do mundial de 2019, cujo rubro-negro saiu derrotado por 1 a 0.
Palmeiras, Flamengo e Fluminense serão cabeças de chave da competição que será realizada no próximo ano, enquanto o Botafogo foi alocado pela Fifa no Pote 3. A organização divulgou a relação dos potes em que cada clube estará no sorteio desta quinta-feira. Confira abaixo:
Foto: Divulgação/Fifa
Times do mesmo país não poderão ficar no mesmo grupo
De acordo com as regras divulgadas pela Fifa, times que pertencem ao mesmo país não poderão ficar no mesmo grupo, de forma semelhante com a que ocorre na Copa Libertadores da América e que ocorria com a Ueffa Champions League antes da mudança de formato em 2024.
Com isso, sabe-se que o Botafogo obrigatoriamente terá dois times europeus em seu grupo, quanto Flamengo, Fluminense e Botafogo irão enfrentar apenas um representante do velho continente na fase inicial da competição.
Raio-X dos adversários dos brasileiros
Os torcedores aguardam ansiosamente pelo sorteio para saber quem serão os seus adversários. É notório que dentre os europeus, o adversário “queridinho” dos brasileiros é o Red Bull Salzburg, da Austria, devido a menor capacidade de investimento em relação aos times sul-americanos.
Além disso, pelo lado dos asiáticos, certamente o adversário mais temido é o Al-Hilal, da Arábia Saudita. Comandado por Jorge Jesus, os sauditas têm Neymar como a principal estrela, além de Malcom e Mitrovic. Ainda há, no pote 4, o Inter Miami, dos EUA, com Lionel Messi, como um dos times mais temidos do torneio.
COMENTÁRIOS