Ponto de Cultura Cinema Presente em Petrópolis: 3 dias de cinema ao ar livre com entrada gratuita, de 06 a 08 de dezembro
60% dos brasileiros participaram de eventos ao ar livre em 2023, incluindo uma variedade de atividades culturais e recreativas, segundo a Ipsos
O próximo fim de semana de dezembro se transformará em um espaço de lazer e cultura com o evento "CINEMA PRESENTE NA PRAÇA". A iniciativa do Ponto de Cultura, que conta com o apoio da Cervejaria Cidade Imperial, visa promover a integração comunitária ao exibir filmes em praças públicas de forma gratuita, proporcionando formação de plateia para todas as idades. Com sessões programadas para sexta-feira (06/12), sábado (07/12) e domingo (08) na Praça da Liberdade, o evento espera reunir um público total de até 1.800 pessoas, considerando a capacidade de até 300 participantes por sessão. Os espectadores também serão presenteados com pipoca e sorteio de brindes, tornando a experiência ainda mais acolhedora para a comunidade.
Considerada uma das 10 cidades mais populosas do estado do Rio de Janeiro, Petrópolis possui pouco mais de 278 mil habitantes e oferece diversas atrações para seus moradores e visitantes. Conhecida como a “Cidade Imperial”, é um dos destinos turísticos mais ricos em história e cultura no estado. A cidade combina um vasto patrimônio histórico, arquitetura imponente, museus renomados e belas paisagens naturais, consolidando-se como um importante polo turístico e cultural da região.
"Em comemoração às festas de fim de ano, a caravana do Cinema Presente na Praça termina sua jornada de 2024 na cinematográfica cidade de Petrópolis. O projeto inicialmente aprovado na LPG (Lei Paulo Gustavo), realizou no total 28 sessões de cinema itinerante, percorrendo sete cidades (Rio de Janeiro, São Gonçalo, Rio Bonito, Maricá, Tanguá, Piraí e Petrópolis). Então estamos muito felizes de encerrar esse ano na cidade imperial e orgulhosos dos objetivos alcançados, levando o cinema de cidade em cidade, garantindo o Cinema Presente para toda gente. A democratização de acesso gratuito em praças públicas, garante a cultura como direito de todos." Explica Felipe Flores, idealizador do Ponto de Cultura Cinema Presente.
Além das sessões de filmes em espaços públicos, o programa oferece oficinas audiovisuais, nas quais alunos de escolas públicas terão a oportunidade de vivenciar os fundamentos do cinema desde o desenvolvimento de roteiro até as etapas finais. Cada oficina contará com a participação de 20 alunos e receberão apostila prática audiovisual criada especialmente pelo ponto de cultura Cinema Presente.
COMENTÁRIOS