Black Friday impulsiona vendas no varejo físico com alta recorde de 18,7%, revela Serasa Experian
Crescimento no final de semana da data foi ainda maior, alcançando 23,9%
O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, mostrou que as ofertas da “Black Friday” trouxeram um fôlego inédito para o varejo físico em 2024. As vendas cresceram 18,7% na semana de 25 de novembro a 1º de dezembro de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado. Esse desempenho marca o maior crescimento já observado desde o início da série histórica, em 2017. Confira o detalhamento por ano no gráfico a seguir:
Considerando apenas o final de semana de 29 de novembro a 01 de dezembro deste ano, em comparação com igual período de 2023 (24 a 26 de novembro), a variação foi ainda maior, de 23,9%. “O pagamento da primeira parcela do 13º salário, juntamente com as estratégias adotadas pelos varejistas, podem ter contribuído de forma significativa para o aumento das vendas, atraindo os consumidores dispostos a gastar”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.
COMENTÁRIOS