Natal Mágico nas favelas do Rio: Papai Noel negro encanta cerca de mil crianças em eventos da ONG Favela Mundo
Celebrações aconteceram nas comunidades do Caju e da Cidade de Deus
A ONG Favela Mundo promoveu momentos de alegria, inclusão e representatividade para cerca de mil crianças em duas comunidades do Rio de Janeiro durante a edição 2024 do Natal Mágico. As celebrações aconteceram na sexta-feira (29/11), na Cidade de Deus, e nesta segunda-feira (2/12), no Caju, reforçando o compromisso da organização com a valorização cultural e o incentivo à leitura.
Na sexta-feira, o evento teve como cenário a Escola Municipal Joaquim Fontes, na Cidade de Deus. O destaque ficou por conta da presença do ator, diretor e escritor Rodrigo França, que encarnou o Papai Noel negro pelo sétimo ano consecutivo. Durante a ação, Rodrigo distribuiu livros de autores brasileiros, despertando a imaginação infantil com narrativas que promovem a diversidade.
“São sete anos sendo Papai Noel pela Favela Mundo. É sempre uma emoção muito diferente, mas o que se assemelha é que volto a ser criança, aquele menino que não via um Papai Noel negro. Eu sei quanto isso representa para cada criança, no imaginário. As crianças alisam o cabelo, percebem a textura, que é a mesma do pai, do avô, do tio, a mesma textura do cabelo delas. Isso é mágico,” afirmou Rodrigo.
O segundo dia de festividades foi realizado no Ciep Henfil, no Caju. Desta vez, o ator e cantor Lucas da Purificação assumiu o papel de Papai Noel. Lucas também distribuiu livros de autores nacionais e destacou a relevância do evento.
“Estou muito feliz de participar desse momento. O evento evidencia o quanto a representatividade é importante para os nossos pequenos”, afirmou o ator, que atualmente interpreta Jair Rodrigues no musical Tom Jobim.
Com iniciativas como o Natal Mágico, a Favela Mundo celebra o fim de ano e promove reflexão e empoderamento, fortalecendo os laços comunitários e a construção de um imaginário mais inclusivo e diverso para as novas gerações.
COMENTÁRIOS