No Dia do Consumidor, um presente indigesto para os consumidores: o Procon Petrópolis e a Vigilância Sanitária flagraram 35 Kg de alimentos impróprios para consumo de um supermercado em Itaipava. Hambúrgueres, pizzas, pacotes de legumes, entre outros alimentos foram encontrados fora das condições de armazenamento. Os produtos foram descartados. A data também foi marcada por outras ações do órgão de defesa do consumidor como a fiscalização de quatro agências bancárias, só que, desta vez, uma boa notícia: o tempo estipulado em legislação estava sendo, finalmente, respeitado.

Fiscais do Procon estiveram em duas agências do Itaú, uma do Bradesco e uma do Santander, todas no Centro Histórico. Por se tratar de véspera de feriado, o tempo de espera máximo nas filas pode chegar a 30 minutos, portanto, nenhuma das agências foi autuada, conforme estipula a Lei Municipal 5.763/2001, que estipula o período de espera em filas de banco e rende multas de R$ 24.500 em cada de descumprimento.

“Felizmente uma boa notícia no Dia do Consumidor. Isso mostra que a nossa postura firme a atuante tem surtido efeito e que as instituições têm trabalhado para responder de maneira efetiva tomando às devidas providências em resposta às solicitações feitas pelo Procon. Neste mês preparamos uma série de atividades e nesta quinta, que é o Dia do Consumidor, temos uma série de ações conforme pedido do prefeito Bernardo Rossi”, destaca o coordenador do órgão Bernardo Sabrá.

No período da tarde, entre 13 e 17h, equipes do Procon Petrópolis marcaram presença na Praça Alcindo Sodré orientando a população sobre seus direitos. Mais de 150 consumidores receberam cartilhas com orientações de consumo, todas baseadas do Código de Defesa do Consumidor. A iniciativa tem o intuito de esclarecer e tornar os cidadãos conscientes de seus direitos no que tange às relações consumeristas, além de propagar a ideia do consumo consciente.

À noite, estudantes da Educação Para Jovens e Adultos da Escola São Pedro de Alcântara receberam, ainda, uma palestra sobre o tema “Educação para o Consumo”, da chefe de atendimento do órgão, Mara Albuquerque. “Esse tema é de muita relevância e acaba que todo mundo sempre tem muitas dúvidas, então, pudemos esclarecer vários pontos que as pessoas não sabem sobre as relações de consumo”, explicou Mara.

Próxima semana tem ação voltada à Páscoa

Na próxima semana, o Procon Petrópolis fará uma ação itinerante voltada à Páscoa, na Praça Alcindo Sodré, no Centro. A atividade tem caráter informativo e vai alertar aos consumidores sobre seus deveres e direitos quanto o assunto são as compras na data comemorativa. A barraca com a equipe do órgão de defesa do consumidor ficará montada de 13 às 17h, na segunda-feira (19.03), e a equipe irá distribuir cartilhas sobre o tema, esclarecendo o assunto, além de dar dicas e orientar à população sobre outras questões envolvendo as relações consumeristas.

A semana também será marcada uma pesquisa comparativa de preços de chocolate de Páscoa. A iniciativa tem como intuito dar ao consumidor a melhor opção de local para comprar ovos e bombons nesta época do ano. Também durante a semana estão programadas fiscalização preventiva e palestra educativa.