No próximo dia 24 de junho, o Teatro D. Pedro, em Petrópolis receberá, às 17h, o espetáculo Mundo Cão ou A Incrível História do Cão Sem Nome. A peça é uma comédia musical infantil que tem como objetivo alertar as pessoas sobre posse responsável, direito dos animais e meio ambiente. Parte da renda da peça será revertida para grupos de proteção independente, que cuidam de cães e gatos abandonados em Petrópolis. Quem levar 1Kg de ração paga meia entrada.

A rua, lembranças e muita confusão. É neste ambiente que se passa a história de Amigo, um cachorro vira-lata que sempre teve o sonho de ser adotado por alguém que o acolhesse com amor, carinho e atenção. Após o primeiro abandono, conhece Pelúcio e Cat, cão e gata que compartilham com o personagem principal muitas trapalhadas e a vontade de sair das ruas.

Todos nós sabemos sobre a importância de educar e conscientizar a respeito da posse responsável e cuidados com a saúde dos animais domésticos. Sendo que, muitas vezes, é preciso levar esta informação desde a mais tenra idade a fim de que crianças propaguem ideias no ambiente em que vivem e se tornem adultos respeitosos para com outros seres, sejam eles humanos ou animais.

O espetáculo surgiu da experiência da atriz que faz o “Amigo”: “Desde que adotei quatro cães há alguns anos, comecei a me preocupar com a quantidade de animais abandonados nas ruas. Percebi que era necessário explicar para as pessoas que os animais são seres senscientes, ou seja, sentem medo, frio, dor, como nós seres humanos e que não devem ser descartados como objetos. Daí veio a ideia de contar isso de maneira divertida para as crianças, que são a semente de uma nova consciência “, explica Luciane Fortunatto, acrescentando que parte da renda do espetáculo é destinada à causa animal.

A atriz que faz a personagem Cat também é veterinária na vida real e confirma a preocupação de Luciane. “No meu dia a dia, vejo o quanto faz falta a informação na população de que se ter um pet é um compromisso de posse responsável por 10 a 15 anos e que a castração é algo importante para o controle da população de rua, a fim de evitar doenças, além de passos básicos como cuidado com ração, água, vacinas anuais e vermífugos para promover a saúde em família”, conta Priscila Mesiano, que ao final do espetáculo abre um bate-papo com o público para tirar dúvidas das crianças.

De acordo com o diretor Paulo Marcos de Carvalho, que faz parte da diretoria do SATED e trabalha com teatro há mais de 20 anos, a proposta é construir a encenação a partir da partitura física dos atores tendo como premissa a experimentação acerca da ação dramática. “O intuito é criar uma cena dinâmica e ágil, utilizando-se de linguagem narrativa, técnicas de contação de história, bom humor para suavizar a temática, além de atores e bonecos a fim de propiciar uma interação e uma comunicação mais direta com a plateia”, complementa.

A trilha sonora original especialmente composta pelo músico Lu de Oliveira para o espetáculo é executada ao vivo, contribuindo de forma efetiva para ressaltar os aspectos lúdicos contidos no texto. A peça conta ainda com o ator, circense e mágico Nathan Cardoso. Os figurinos são da premiada profissional Raquel Theo.

O espetáculo Mundo Cão é patrocinado pela Clínica Veterinária Amigo Bicho e conta com o apoio de Adriana Paixão Advogados, Auqmia Pet Store, Avert Laboratório, Furacão Pet, Nutrição Funcional Pet, Plataforma Comunicação e Entretenimento, ProGato, Projeto Mundo Pet, Rede Petrópolis de Televisão, RN Adestramento, Sam Reab Vet, Sonho de Patas, Super Secão e The Dark Film.

Elenco: Luciane Fortunatto, Lu de Oliveira, Nathan Cardoso e Priscila Mesiano
Texto: Marcio Negócio
Direção: Paulo Marcos de Carvalho
Direção Musical: Lu de Oliveira
Produção: Luciane Fortunatto
Figurinos: Raquel Theo

SERVIÇO:

Espetáculo: Mundo Cão ou A Incrível História do Cão Sem Nome
Quando: Domingo – 24/junho – 17h
Onde: Teatro D. Pedro
Praça dos Expedicionários, s/n
Centro – Petrópolis/RJ
Ingressos: R$30,00 (inteira) R$15,00 (meia).