Foto: Narda Yescas/Pexels

Neste dia 10 de julho, comemora-se o “Dia Mundial da Pizza”, um dos alimentos mais tradicionais da história

O produto movimenta bilhões desde sua criação.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Por Gabriel Barbosa

O “Dia Mundial da Pizza”, é comemorado nesta segunda-feira (10), e ao contrário do que muita gente pensa, o alimento não possui origem francesa ou italiana, países caracterizados por produzirem ótimas versões do prato. Na realidade, a história por trás de um dos produtos mais consumidos e que mais movimentam a economia global se deu no Século VI a.C, nas mãos de gregos e egípcios.

Naquela época, os povos do mediterrâneo criaram uma espécie de pão árabe, em formato de disco, com uma massa bem fina, que tinha como seus ingredientes basicamente água e farinha de trigo. Este tradicional pão, que anos depois viria a ser chamado de pizza, como conhecemos atualmente, chamou a atenção de romanos e fenícios, que adicionaram temperos à massa, como óleos, ervas e verduras.

A tradicional pizza, só foi parar em solo italiano no Século XVIII d.C, de forma mais precisa na província de Nápoles (Sim, é lá que fica o tradicional time italiano, que ganhou a liga nacional neste ano). De forma inicial, o produto era vendido por um preço muito acessível, com uma simples cobertura por cima. Com o passar dos anos, os italianos foram aprimorando a receita o que tornou o alimento mais glamourizado, mas consequentemente mais popular ao redor do mundo.

É notável o impacto econômico causado em todo o planeta com a popularização da pizza, que movimenta fortunas até os dias de hoje. Com sua exportação para a América, em meados do Século XIX, foram surgindo as primeiras pizzarias, o que tornou o produto um tanto quanto lucrativo.

Nos Estados Unidos, com a expansão das redes de fast food, duas megaempresas começaram a dominar o mercado. Pizza Hut e Domino´s Pizza combatem desde seus surgimentos até a atualidade para serem as redes que mais vendem o alimento no mundo, a fortuna estimada destas empresas é imensurável.

Em Petrópolis, cidade da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, a Veloce Pizzaria, que trabalha com serviço de delivery, vem se popularizando e cativando cada vez mais clientes. Com sabores diferenciados e uma pizza bastante recheada, o estabelecimento vem se expandindo e ganhando cada vez mais notoriedade.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.