O Natal Imperial já está com 60% da iluminação instalada no Centro Histórico. Este ano, 6 milhões de micro lâmpadas vão enfeitar a cidade a partir da próxima sexta-feira (30.11) e ficam até 20 de janeiro. Neste fim de semana, a cenografia que vai ajudar a transformar Petrópolis em um grande cenário de Natal também começa a aparecer nas ruas. Nos distritos, será dado início à decoração por Itaipava, que recebe os trabalhadores a partir da próxima semana. Toda iluminação, decoração e as atrações culturais devem atrair mais de 330 mil pessoas ao município.

Só a iluminação está gerando mais de 600 empregos, sendo 350 diretos, com 250 profissionais contratados para a montagem nas ruas e mais de 100 pessoas envolvidas no preparo das peças. No Centro Histórico, prédios públicos, pontos turísticos e árvores estão sendo iluminados. O trabalho já passou por ruas como a Avenida Koeler, Imperatriz, Roberto Silveira, além da Praça da Liberdade, Praça Dom Pedro, entre outros locais. Na Rua 16 de Março, que recebe o Túnel de Luz, a instalação da estrutura também já começou.

“Estamos na expectativa pelo acender das luzes. Sem dúvida a iluminação é um dos pontos altos do nosso Natal. A cidade, que já é linda, fica ainda mais encantadora com toda decoração. A festa é uma das mais aguardadas do ano para nós, por todo simbolismo que resgata nas pessoas, que passam a lembrar do verdadeiro sentido do Natal, e também por tudo que gera na economia da cidade”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

 A iluminação das árvores e prédios será inaugurada no dia da abertura do Natal, 30 de novembro. Para anunciar o acender das luzes, a Praça Dom Pedro recebe um pocket show às 19h30, com atores petropolitanos. E mais tarde, o público vai poder conferir um grande show de abertura na Praça da Liberdade. O diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Leonardo Randolfo, frisa que este ano a expectativa é encantar ainda mais petropolitanos e visitantes.

“Expandimos a decoração e temos certeza de que a festa será um sucesso para todos. Toda equipe está trabalhando a todo vapor nessa reta final para a abertura da festa, que estará ainda mais bonita do que no ano passado”, explica.

Todas as lâmpadas serão de baixo consumo de energia, de LED. A predominância é a cor branca morna (amarelada), que combina com o clima da Cidade Imperial, mas a decoração contará também com outras cores e tonalidades na iluminação. O rio na Avenida Koler também será iluminado novamente, com luzes especiais junto à água. Em fachadas históricas, as luzes vão valorizar o contorno do casario. Bairros também recebem decoração, com árvores natalinas marcando o clima da festa pelos quatro cantos da cidade.