Um painel medindo quase 13 metros de altura vai enfeitar a fachada do Centro de Cultura Raul de Leoni durante o Natal Imperial. A obra será produzida por 10 artistas que fazem parte do segmento de Artes Plásticas de Petrópolis e traz desenhos lembrando o simbolismo do Natal. A imagem a ser reproduzida na grande lona já está pronta e foi desenvolvida pela artista plástica Graça Pimentel. O projeto conta com a parceria da prefeitura, através do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE).

O painel, que será todo iluminado, terá referências como a Estrela Guia, os Três Reis Magos percorrendo o deserto, o anjo da anunciação, pombos, a manjedoura onde nasceu o Menino Jesus, além de barcos com diversas cabeças no entorno significando o propósito, segundo os católicos, de Jesus na terra, que era anunciar a palavra de Deus e “pescar” almas.

“Estamos vivendo em um mundo muito materialista e esse simbolismo precisa ser lembrado. Se a gente não trabalhar o espírito acaba ficando meio cético. Espero que as pessoas olhem o painel e lembrem de tudo isso”, explica Graça, que vai coordenar os trabalhos de pintura do painel – que será feito a 20 mãos.

O Natal Imperial, que este ano acontece entre os dias 30 de novembro e 20 de janeiro, é um dos eventos mais aguardados na cidade, e a intenção da prefeitura é a de envolver toda população na festa. “Temos procurado firmar diversas parcerias como essa, com diferentes segmentos, para esse seja, de fato, um evento de todos. Não é uma festa da prefeitura, é uma festa de todo povo petropolitano. Que traz recursos para a cidade, ajuda a lotar hotéis e restaurantes e movimenta o comércio e gera empregos”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

No ano passado, mais de 330 mil pessoas passaram pelo Natal Imperial – número que deverá ser superado nesta edição. Em 2018, o painel está entre as novidades da festa, que terá mais de 6 milhões de microlâmpadas enfeitando prédios, pontos turísticos e árvores, além de decoração especial.

“Temos muitas surpresas para essa nova edição e temos certeza de que Petrópolis vai se firmar como grande destino de Natal”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

Fonte: IMCE