Foto: Prefeitura de Petrópolis

Natal Imperial é oficialmente aberto na cidade

Evento tem patrocínio da Claro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Uma das maiores festas da cidade, o Natal Imperial, foi oficialmente aberto durante solenidade na manhã desta sexta-feira (25) no Palácio Quitandinha. O evento tem patrocínio da Claro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, e a curadoria da Dell´Arte (empresa licitada pela Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultura – IMC). A abertura foi feita pelo prefeito Rubens Bomtempo; o deputado federal Áureo Ribeiro, que representou a secretária de cultura e economia criativa do estado Danielle Barros; a representante da Claro, Nathalie Oliveira, a secretária de cultura de Petrópolis, Diana Iliescu; a secretária de turismo de Petrópolis, Silvia Guedon, o CEO da Dellarte, Steffen Dauelsberg e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), Marcelo Fiorini.

“Estar aqui hoje abrindo o Natal Imperial, anunciando a programação dos 40 dias de festa é como se fosse um sonho, depois de tudo que a cidade enfrentou em fevereiro e março. Foi com muito empenho, esforço e dedicação de todos – governo, sociedade civil e parceiros – que conseguimos estar aqui”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, agradecendo a parceria da Claro e do Fecomércio (RJ).

O deputado Áureo Ribeiro ressaltou as leis de Incentivo à Cultura para a realização dos eventos e a importância de Petrópolis para o Estado. “Aprovamos a Lei Paulo Gustavo e temos a Lei Aldir Blanc que tem o objetivo de fomentar a cultura”, frisou. “Desejamos colaborar para proporcionar bons momentos e belas memórias para os petropolitanos”, destaca Nathalie Oliveira, representante da Claro, que lembrou também a parceria com Petrópolis e solidariedade durante as chuvas.

A programação do Natal Imperial começa no dia 30 de novembro e segue até oito de janeiro de 2023. Serão 40 dias de programação com mais de 190 apresentações em 17 espaços, superando 350 artistas envolvidos, incluindo bandas, orquestras, corais e companhias de balé e de teatro. As principais ruas do Centro receberão iluminação e decoração especial de Natal, entre eles o tradicional Túnel de Luz, na Rua 16 de Março e árvore de 20 metros na Praça da Liberdade. Haverá também concursos da casa e vitrines mais enfeitadas e um ônibus de turismo panorâmico vai circular pelo Centro Histórico.

“Juntos elaboramos uma programação cultural extensa e variada, sendo 90% de artistas petropolitanos. Teremos shows na Praça da Liberdade e em outros pontos da cidade, como as regiões de Cascatinha, Nogueira, Pedro do Rio e Posse”, ressaltou a secretária de Cultura, Diana Iliescu. “A esperança traduz o que vamos vivenciar nesses 40 dias”, enfatizou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

“É uma grande alegria ajudar a construir esta ‘Alta Estação’ para Petrópolis. O nosso objetivo será, através de uma programação de qualidade, atrair os turistas para superarmos os resultados de arrecadação da última edição. Isto só foi possível graças à parceria com os governos estadual, municipal e a iniciativa privada, através da lei de incentivo à cultura”, celebrou Steffen Daueslberg, CEO da Dellarte.

A abertura do Natal Imperial 2022 contou com a presença presidente da Câmara Municipal Hingo Hammes e dos vereadores Léo França e Gil Magno; do presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação, Germano Valente; do presidente do PC&VB, Fabiano Barros; de secretários municipais; do trade de turismo e empresários. A solenidade também contou com a presença do Papai Noel e da apresentação do Coral Pró-Tempore do maestro Paulo Afonso.

Confira os destaques da programação do Natal Imperial

A Catedral São Pedro de Alcântara recebe no dia 30, a Missa de Abertura. A Catedral também será palco do Concerto Coral Integração, além do clássico Encontro de Orquestras de Petrópolis. Estão programadas mais de 10 apresentações de corais em diversas igrejas de Petrópolis e na região de Araras.

A Praça da Liberdade vai ganhar um telão com transmissão simultânea dos jogos da Copa do Mundo e ainda 70 atrações, entre DJs, programação infantil, espetáculos de dança, shows com artistas locais e renomados da música brasileira, com ritmos variados como pagode, samba, blues, rock e música natalina. Entre os destaques da programação está o show com Ivan Lins, no dia primeiro de dezembro e abrindo o ano de 2023 com muita animação, Neguinho da Beija-Flor.

O Palácio de Cristal terá 55 atrações, entre apresentações natalinas, oficinas e programação infantil, corais, orquestras, shows com artistas locais, espetáculos de dança, sarau de poesia e o já consagrado Auto de Natal, além da icônica Casa do Papai Noel. O artesanato dos artistas petropolitanos também estará presente, com produtores da região.

A Casa de Petrópolis contará com uma programação clássica especial, com curadoria da Sociedade Artística Villa-Lobos (SAV), e apresentações de artistas consagrados, como o violonista Fábio Zanon, a pianista Ligia Moreno, Trio Aquarius, Quarteto Atlântico, Quarteto Clássico e Duo Off Barok.

A Praça Visconde de Mauá, também conhecida como Praça da Águia, será palco do Natal Cervejeiro, com mais de 27 shows nos mais diversos estilos musicais, como rock, blues, MPB, samba, pop, sertanejo, forró, folk e pop. Já os distritos de Cascatinha, Pedro do Rio e Posse receberão 19 atrações, entre programação infantil, corais e festival de bandas.

A programação do Natal Sesc também foi apresentada pelo Sicomércio. Entre os destaques da está o show “Nossa Voz”, que acontece no dia 23 de dezembro, no Sesc Quitandinha, às 19h30. O espetáculo é conduzido pelo Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor.

Outro destaque do Natal Sesc RJ em Petrópolis é a Cantata Natalina, que acontece no dia 18 de dezembro, no mesmo local, às 19h30. Formada pelas orquestras sinfônicas Juvenil Carioca, Chiquinha Gonzaga (composto exclusivamente por meninas), Jovem Fluminense, Som+Eu e Coro Juvenil do Rio de Janeiro, o grupo se apresentará em espaços públicos depois de ser conduzido até o local por uma caravana de veículos iluminados que percorrerá as ruas dos municípios. O caminhão do programa de combate à fome e ao desperdício Mesa Brasil Sesc RJ integrará o comboio com o propósito de despertar o espírito de solidariedade na população nesse período natalino.

SERVIÇO:

NATAL IMPERIAL 2022

De 30 de novembro a 08 de janeiro

Programação completa:
www.natalimperial.com.br
www.petropolis.rj.gov.br

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.