O Balcão de Empregos da prefeitura recebeu nessa semana o cadastro de 191 vagas. O aumento na oferta de vagas no Balcão é resultado da proximidade do Natal – época em que empresários apostam no aumento das vendas e reforçam a mão de obra na produção e no atendimento aos clientes – e da Feira de Empregos que foi realizada em novembro pela prefeitura.

“Os empresários perceberam a importância do Balcão de Empregos para a divulgação das vagas e o resultado foi o aumento dos cadastros no balcão. Na feira de Empregos 700 vagas foram divulgadas por 31 empresas e 3,5 mil pessoas participaram das entrevistas. Outras 3,5 mil entregaram os seus currículos. Até pessoas de outras cidades participaram da feira. O poder público continuará promovendo encontros setoriais a partir do próximo ano sempre com a intenção de aproximar as empresas daqueles que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, o final do ano é comprovadamente um indicativo de aumento nas ofertas de emprego – sejam elas temporárias ou não. A programação do Natal Imperial também fortalece o surgimento de novas vagas: no ano passado, durante o Natal Imperial, foram injetados R$ 220 milhões na economia do município, graças a 36 dias com intensa programação pela cidade. O aumento nas vendas chegou a 20% em comparação ao mesmo período, em 2016.

“Nessa época do ano o número de vagas aumenta consideravelmente, sejam temporárias ou não. O comércio e as cadeias hoteleiras e gastronômicas devem gerar de 300 a 400 novos postos de trabalho. A movimentação econômica cresce e fortalece a geração de empregos na cidade”, afirma Marcelo Fiorini.

Segundo Gil Magno, diretor do Departamento de Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e responsável pelo Detra, as pessoas que buscam uma recolocação devem ficar atentas a atualização dos dados no Balcão.

“É importante manter os dados atualizados porque o sistema do Balcão faz o cruzamento das informações das vagas disponibilizadas com as características do currículo cadastrado e seleciona os candidatos. O Detra envia os currículos para as empresas e o processo seletivo fica e a escolha das pessoas que preencherão as vagas fica a cargo do empregador”, explica.

Glauber Souza é diretor da Mega Desconto. A empresa, que representa uma rede de cartões e convênios de descontos em segmentos como farmácia, mercados e postos de combustíveis, está disponibilizando 48 vagas para vendedores e está utilizando o serviço de cadastro de vagas do Balcão pela primeira vez.

“As vagas são para início imediato e estamos na expectativa para conseguir esse auxilio através do Balcão. Os selecionados passarão por treinamento e começarão a atuar imediatamente. Essas são as primeiras vagas disponibilizadas pela empresa em Petrópolis e temos a intenção de contratar ainda mais pessoas futuramente”, contou.

Confira as vagas disponibilizadas nessa semana:

Auxiliar de cozinha – 5 vagas – ambos os sexos – Ensino fundamental e experiência

Auxiliar de serviços gerais – 4 vagas – sexo masculino – Ensino fundamental e experiência

Auxiliar instalador de antenas – 4 vagas – sexo masculino – Ensino médio e carteira de habilitação categoria B

Costureira – 4 vagas – ambos os sexos – Experiência com máquinas de costura

Eletricista de rede de distribuição – 20 vagas – sexo masculino – Ensino fundamental completo, curso técnico em eletrotécnica ou curso de eletricista em distribuição de energia elétrica, conhecimento em redes de distribuição e conhecimento das normas regulamentadoras.

Fiscal – 2 vagas – ambos os sexos – Ensino médio completo e experiência

Funileiro – 3 vagas – sexo masculino – Ensino fundamental completo e experiência

Garçom – 5 vagas – ambos os sexos – Ensino médio completo e experiência

Gerente de loja – 2 vagas – ambos os sexos – Ensino médio completo e experiência

Gestor de frente de loja – 2 vagas – ambos os sexos – Ensino superior completo ou cursando e experiência

Inspetor – 3 vagas – ambos os sexos- Ensino médio completo, habilitação categoria D e experiência.

Instrutor – 1 vaga – ambos os sexos – Curso técnico em eletrotécnica e domínio do pacote office.

Líder de monitoramento – 1 vaga – ambos os sexos – Ensino médio completo e experiência

Mecânico diesel – 1 vaga – ambos os sexos – Ensino fundamental e experiência

Montador de tubulação – 2 vagas – ambos os sexos – Ensino fundamental completo e experiência

Motorista – 8 vagas – sexo masculino – Ensino fundamental e 5 anos de habilitação categoria D

Padeiro – 2 vagas – ambos os sexos – Ensino fundamental e experiência

Porteiro – 4 vagas – sexo masculino – Ensino médio incompleto e experiência

Serralheiro – 2 vagas – sexo masculino – Ensino fundamental completo e experiência

Soldador Mig – 3 vagas – ambos os sexos – Ensino fundamental e experiência

Soldador Tig – 3 vagas – ambos os sexos – Ensino fundamental completo e experiência

Técnico de rede de telecomunicações – 15 vagas – sexo masculino – Ensino médio completo, carteira de habilitação e veículo próprio

Vendedor – 90 vagas – ambos os sexos – Ensino médio completo e experiência

Além dessas foram cadastradas 5 vagas para portadores de necessidades especiais:

Assistente de reparos – 2 vagas – ambos os sexos – Ensino médio completo, curso técnico do Senai – ajustador mecânico, tornos, fresas, solda, mecânico e/ou cursos relacionados. Laudo médico.

Assistente administrativo – 1 vaga – ambos os sexos – Ensino médio, conhecimento do pacote office, experiência em rotinas administrativas e laudo médico

Auxiliar de RH – 2 vagas – ambos os sexos – Ensino superior completo ou cursando em Gestão de RH, administração ou afins, dominio do pacote office e laudo médico

O Balcão de Empregos realiza a divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo, sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. O Detra fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 2846.