Atendendo a uma das maiores demandas por exames no município, a prefeitura faz neste sábado (28.04), no Hospital Alcides Carneiro, um mutirão de endoscopia. Ao todo, 45 pacientes passarão pelo procedimento que marca a realização do 4º mutirão da unidade apenas neste ano. A prefeitura busca ampliar o acesso da população à Saúde intensificando a realização de exames, consultas e cirurgias através do sistema de mutirões sem que interfira na rotina de atendimento do maior hospital público do município.

A prefeitura também intensificou o número de procedimentos realizados mensalmente, aumentando em 40% o número de exames – que passou de uma média de 160 mensais em 2016 para 250 exames por mês em 2018 – incluindo pacientes internados, de emergência e agendados previamente. A endoscopia digestiva é utilizada para diagnosticar e, por vezes, tratar algumas doenças que afetam o esôfago, o estômago ou o duodeno.

“Essa é uma preocupação muito grande do nosso governo. Facilitar o acesso da população a exames, procedimentos e tratamentos é um compromisso nosso. A direção do HAC entendeu a nossa necessidade e viabilizou as equipes e equipamentos para realizarmos essa sequência de mutirões mensais”, anuncia o prefeito Bernardo Rossi.

O Secretário de Saúde, Silmar Fortes, relembra que em 2017 também foi realizado um mutirão de endoscopia e reforça que a Secretaria de Saúde vem trabalhando em parceria com o HAC para intensificar a realização dos mutirões de exames e procedimentos de maior procura.

“Pacientes que estavam com quadros mais graves tiveram prioridade nesta escolha do mutirão. Mas continuaremos realizando o exame com o mesmo ritmo de trabalho. Diariamente temos pedidos de exames direcionados ao hospital e faremos mais mutirões. Com a realização do procedimento, os pacientes terão o diagnóstico definido e poderão iniciar o tratamento mais rapidamente”, avalia Silmar Fortes.

O diretor do HAC, Filipe Furtuna explica que para a realização do mutirão deste sábado há a previsão de atuação de 15 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos, administrativos e segurança. Ele reforça que o empenho de toda equipe é fundamental para o sucesso dos mutirões.

“Não poderíamos realizar esse mutirão sem o envolvimento e parceria de todos os profissionais que trabalharão neste sábado durante todo o dia para atender os 45 pacientes com o carinho e a dedicação de sempre”, afirma.

A prefeitura organizou um cronograma de intensificação dos mutirões no Hospital Alcides Carneiro que teve início em fevereiro onde foram selecionados sete pacientes que operaram hérnia e vesícula, uma das maiores demandas cirúrgicas do município. E em março oito pacientes foram operados pela equipe de Cirurgia Vascular. E no último dia 18 de abril ocorreu o 1º Corujão do HAC com a realização de 20 cirurgias na madrugada, uma mobilização de mais de 50 profissionais com procedimentos urológicos utilizando a moderna técnica endoscópica a laser nas cirurgias de próstata, bexiga, tumores e até vasectomias.

“Nós estamos trabalhando para trazer mais melhorias para o HAC, com a única finalidade de atender cada vez e melhor os pacientes. Vamos ampliar ainda mais o atendimento no maior hospital público de Petrópolis e continuar buscando investimentos, elaborando projetos para que o Ministério da Saúde através das emendas possam estruturar os serviços e assim oferecer mais qualidade para a população”, avalia o prefeito Bernardo Rossi.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Crédito da foto: Divulgação / Ascom PMP