Mês do Dia Nacional da Cultura (05.11), o Sistema Municipal de Museus lançou uma campanha para incentivar a população a visitarem os museus brasileiros, principalmente os localizados na Cidade Imperial. O intuito é mobilizar a sociedade a partir de uma “Campanha de Sensibilização nas Redes Sociais” para celebrar e valorizar a nossa cultura, nosso Patrimônio Cultural Brasileiro, convocando cada cidadão a literalmente abraçar essa ideia. Quem quiser participar basta tirar uma foto “abraçando” museus, centros culturais e atrativos históricos culturais da cidade com as hashtags (#) da campanha.

Museu Casa do Colono, Centro Alceu Amoroso Lima, Palácio Itaboraí, Lá Grande Vallée são alguns dos atrativos da cidade que já têm fotos da campanha. O prefeito Bernardo Rossi lembra que é muito importante que os próprios petropolitanos tenham esse sentimento de pertencimentos dos bens culturais da cidade. “Temos incentivado os moradores a visitarem também nossos museus. Tem muita gente que não conhece os próprios atrativos do município. Campanhas como essa são importantes para que as pessoas entendam que esses bens são de todos”, destaca.

A museóloga da prefeitura, Ana Carolina Vieira, explica que a campanha busca dar visibilidade aos museus localizados em Petrópolis, em função da relevância do seu rico e diversificado Patrimônio Cultural. “Queremos chamar a atenção da sociedade para a importante missão dessas instituições culturais na garantia do direito e no acesso à memória, principalmente, após a recente tragédia que assolou a mais antiga instituição museológica do país – o incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro. E nada melhor do que um abraço para simbolizar todo carinho e afeto por essas instituições, pois quem ama cuida!”, explica.

As hashtags (#) da campanha são: #AmoMuseus, #VemproMuseu [nome de cada instituição participante], #Abraceessaideia, #VisitePetropolis.

“É fundamental que todos entendam a importância de preservarmos esses patrimônios. Um ato simbólico, como o abraço, mostra que cada um também está na luta pela preservação da nossa história”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Leonardo Randolfo.

Estabelecido por lei em 1970, o Dia Nacional da Cultura é comemorado sempre em 5 de novembro, data que marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923).

Fonte: IMCE