Em setembro, o Museu Imperial/Ibram/MinC participará da 11ª Primavera dos Museus, que ocorre ente os dias 19 e 24. O evento acontece todos os anos no início da estação e envolve instituições museológicas de todo o país. O tema abordado este ano será “Museus e suas memórias” e trará atividades diferenciadas para o público.

No período do evento, do primeiro ao último dia, das 11h às 18h, acontecerá a exposição “Delicado Cotidiano” na sala de Exposições Temporárias do Palácio Imperial de Petrópolis. Os ingressos para a entrada ao Palácio podem ser adquiridos na bilheteria do Museu Imperial. Além disso, será inaugurada a exposição virtual “O Museu Imperial na imprensa periódica no período de 1933 a 1943” que poderá ser acompanhada no site da instituição: www.museuimperial.gov.br. Nos dias 21, 22 e 23 de setembro, haverá, como de costume, apresentação de “Um Sarau Imperial”, às 18h30 no Cine Teatro, e às 20h, nos jardins, será apresentado o espetáculo Som e Luz, com preço promocional para todos.

No dia 19, o evento também contemplará a área educativa, voltada para o público infantil. Das 14h30 às 16h, acontecerá a Caixa das Descobertas – Os usos do Palácio Imperial de Petrópolis. Podem participar alunos previamente agendados no Setor de Educação. Já no dia 20, das 10h30 às 11h30, haverá visita mediada com charadas sobre a história do Palácio Imperial. Mais tarde, das 14h às 16h, Bia Penna ministrará a oficina intitulada “A Cor na Aquarela”. A entrada é franca, basta se inscrever no site do Museu Imperial.

Na quinta-feira, dia 21, das 14h às 15h, será a vez da hora do conto na Biblioteca Rocambole. O livro escolhido fala sobre a vida de Alcindo Sodré, primeiro diretor do Museu Imperial. Das 14h30 às 16h30, acontecerá na Biblioteca do Museu Imperial, o projeto “Fale-me de Petrópolis”. O tema abordado será “A história institucional através de seus servidores”.

Já no dia 23, o professor Miguel Berredo ministrará um encontro para prática de meditação, dentro do seu projeto “Meditação para Todos”. A atividade será às 10h no jardim da ala direita do Palácio.

O evento será encerrado no dia 24 com aulas gratuitas de yoga ministradas pelo professor Fábio Goulart, que promove os encontros do “Todo dia é dia de Yoga”, às 9h30, no jardim da ala esquerda do Palácio. Das 11h às 18h, haverá o projeto “O Museu é Nosso”, a entrada é franca para moradores de Petrópolis.  O dia se encerrará com o “VIII Sarau Café e Música no Museu”, promovido pela Escola de Música da UCP, às 16h, no Cine Teatro do Museu Imperial, com recital do pianista Ernesto Hartmann. A entrada é franca mediante retirada antecipada de ingresso na bilheteria do Museu.

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis – RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br
Twitter: @museuimperial
Facebook: www.facebook.com/museuimperial
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Preços:
Adultos: R$ 10,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 5,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito