Museu Imperial comemora os 195 anos de D. Pedro II com evento on-line

O evento contará com um webnário, dividido em duas partes, e uma sessão on-line da Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (CEPHAS – IHGB).
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Para comemorar os 195 anos do nascimento de d. Pedro II, o Museu Imperial promoverá transmissões ao vivo nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, às 16h, no canal da instituição no YouTube (youtube.com/museuimperialvideos). O evento contará com um webnário, dividido em duas partes, e uma sessão on-line da Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (CEPHAS – IHGB).

No dia 01/12, terça-feira, acontecerá a primeira parte do webnário “D. Pedro II – 195 anos”. Maurício Vicente Ferreira Júnior, Diretor do Museu Imperial, será o responsável pela abertura do evento. Em seguida, Leandro Garcia, integrante da Área de Pesquisa do MIMP, receberá Sérgio Romanelli, Christiane Stallaert e Adriano Mafra, membros do Núcleo de Estudos de Processos Criativos da Universidade Federal de Santa Catarina (NUPROC – UFSC) e organizadores da edição genética de “Hitopadeśa”. A obra é uma compilação de contos de origem hindu. Escritos originalmente em sânscrito, foram traduzidos para o português por d. Pedro II. A realização da edição genética contou com o apoio do Museu Imperial e de outras instituições como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Universidade de Antuérpia, na Bélgica.

Na quarta-feira, 02/12, dia do aniversário de d. Pedro II, o MIMP exibirá em seu canal uma sessão on-line da CEPHAS – IHGB com a participação do Prof. Dr. Armando Alexandre dos Santos, que abordará o tema “D. Pedro II: realidade e legenda”.  O convidado possui doutorado nas áreas de Filosofia e Letras pela Universidade de Alicante, na Espanha. Leciona no programa de pós-graduação em História Militar e no curso de graduação em História da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

A segunda parte do webnário “D. Pedro II – 195 anos” acontecerá na quinta-feira, 03/12. Alessandra Fraguas, da Área de Pesquisa do Museu Imperial, receberá Luciana Pessanha Fagundes, historiadora vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ministrará a palestra “Nos rastros das batalhas: repensando o Museu Imperial a partir dos debates sobre as memórias de d. Pedro II e seu reinado (1889 – 1943)”. Neste dia também será lançada a versão on-line do “Almanaque de Petrópolis n º 2 – edição revista e ampliada”, produzido pelo Núcleo de Atividades Educativas do MIMP. O lançamento contará com a participação de Carolina Knibel, responsável pela reedição da publicação. O Almanaque será disponibilizado através do link: museuimperial.museus.gov.br/almanaques. Claudia Costa, Coordenadora da Área Técnica do MIMP, encerrará o evento.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.