O Museu de Porcelana de Petrópolis está com uma promoção especial para os moradores da cidade imperial: durante o mês de agosto, o valor do ingresso fica em R$ 10 para quem apresentar um comprovante de residência na bilheteria. Crianças de até 5 anos não pagam.
Inaugurado há pouco mais de um mês, o acervo do Museu é composto por animais de porcelana  européia e tem chamado a atenção de petropolitanos e turistas que visitam a cidade. Ao todo, são 1300 obras, divididas em 10 salas, todas pintadas à mão e produzidas entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX.
Uma sala que chama bastante atenção é a de cães, que conta com mais 400 peças de tamanhos, raças e cores diferentes. Há ainda animais como papagaios, ursos, cavalos, borboletas, peixes, entre outros, que encantam pelo realismo e pela riqueza de detalhes. Todas as visitas são guiadas.
Uma curiosidade sobre o acervo, cujas peças são de marcas alemãs renomadas como Rosenthal, Meissen e Hutschenreuther, é que muitas delas foram trazidas ao Brasil por imigrantes europeus, no início do século passado.
Localizado ao lado do Relógio das Flores, em um dos principais pontos do Centro Histórico, o Museu de Porcelana  de Petrópolis é o primeiro das américas dedicado exclusivamente a animais de porcelana. O espaço está aberto à visitação de terça a domingo, das 10h 17h, e sábado, das 10h às 18h.
 
Museu de Porcelana de Petrópolis
Endereço: Rua Barão de Amazonas, 88 – Centro, Petrópolis (ao lado do Relógio das Flores)
Telefone: (24) 2235-5813
Facebook: museudeporcelana
Instagram: @museudeporcelana