Municípios fluminenses ganham cinco novas salas de cinema

Programa educativo de audiovisual Escolas Criativas chega à Petrópolis
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Dez cidades do Estado do Rio de Janeiro foram contempladas com os programas Cine+ e LAB Cidades Criativas. A primeira iniciativa consiste em democratizar a arte a partir da construção de cinco salas cinematográficas em municípios de até 250 mil habitantes, como Itaocara, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Cabo Frio e Paraty, dos quais apenas os dois últimos contam com cinema. As salas terão programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados principalmente aos direitos humanos e à educação. Elas poderão ser usadas como espaços multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e sendo um local para receber apresentações das mais diversas linguagens artísticas. Todas as salas promoverão pelo menos 1440 sessões de cinema por ano e, para além das exibições, o programa promoverá uma capacitação técnica e artística para 120 jovens exibidores, sendo 20 por cidade, que serão formados em Exibição Cinematográfica Independente.

Já a segunda iniciativa promove ações de intervenção urbana e ocupação cultural em praças públicas de cinco cidades fluminenses: São João da Barra, Macaé, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Casimiro de Abreu e Rio Bonito. A reestruturação dos espaços será feita com técnicas de urbanismo tático — em que a população local é protagonista do processo de reapropriação do espaço urbano —, e Retrofit, um tipo de modernização espacial realizada no espaço sem retirar seus elementos originais históricos e arquitetônicos. Os impactos dessas transformações incluem uma dinâmica social que valoriza as territorialidades, a inteligência coletiva e uma melhor qualidade de vida, segurança e bem-estar da comunidade e seu entorno.

Para além do Cine+ e LAB Cidades Criativas, outras três cidades fluminenses recebem a terceira edição do Escolas Criativas — cultura, educação e sustentabilidade. Cantagalo, Duas Barras e Petrópolis serão contempladas com o programa, que já atende outras cidades do Estado, como a capital e Niterói. O programa busca promover uma maior ação cultural no ambiente escolar a partir da implementação de ações de difusão, formação, inovação e pesquisa. Assim, contribui para a criação de um repertório artístico-cultural de crianças e adolescentes que gera reflexos no desenvolvimento social, sustentável e cidadão dos alunos.

Todos os três programas foram desenvolvidos pela produtora cearense Quitanda Soluções Criativas em parceria com a Enel Brasil e patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Os programas foram lançados oficialmente no dia 24 de março, às 16h, no Palácio Guanabara, e contou com a presença do presidente e dos diretores da empresa, representantes do governo do Estado do Rio de Janeiro, secretários estaduais e municipais, representantes da sociedade civil, além de profissionais da imprensa e formadores de opinião.

“As iniciativas culturais da Quitanda, em parceria com a Enel, falam muito da democratização do acesso à cultura que temos promovido nos últimos dois anos. Realizar esta iniciativa conjunta, entre poder público e setor privado, mostra o quanto o estado está fortalecido. Essa é a cara do Rio de Janeiro e da cultura fluminense”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

O Cine + é uma realização da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Marco Zero com patrocínio da Enel e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, produção executiva da Cinco Elementos Produções e o apoio institucional das prefeituras de Itaocara, Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Guapimirim, Paraty e Itapipoca.

O LAB Cidades Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR e correalização da Rua Walls com patrocínio da Enel e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, produção executiva da Cinco Elementos Produções, consultoria executiva da Marco Zero e apoio institucional das prefeituras de São João da Barra, Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Rio Bonito e de Fortaleza.

O programa Escolas Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Cinco Elementos Produções com patrocínio da Enel e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, produção executiva da Marco Zero e apoio institucional das prefeituras de Cantagalo, Duas Barras, Petrópolis, Niterói, Rio de Janeiro de Jijoca de Jericoacoara e Itapipoca.

Programa educativo de audiovisual Escolas Criativas chega à Petrópolis

Petrópolis foi uma das cidades contempladas pela terceira edição do programa Escolas Criativas.  

A iniciativa inclui exibições e mostras cinematográficas, cursos de fotografia e audiovisual para alunos e professores, buscando assim promover uma maior ação cultural no ambiente escolar a partir da implementação de ações de difusão, formação, inovação e pesquisa.

O projeto é uma realização da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Cinco Elementos Produções com patrocínio da Enel e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.



Sobre a Quitanda
Com escritórios no Rio de Janeiro e no Ceará, a Quitanda Soluções Criativas atua como um negócio de alto impacto para o desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. Há 15 anos, a agência e produtora cultural vem impactando o setor de forma ampla, partindo da criação, da execução, da formação, até a produção cultural e caminhando em direção à difusão artística.

Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.