O prefeito Bernardo Rossi anunciou, nesta terça-feira (17.07), o reajuste de 15% nos repasses mensais para instituições socioassistenciais, que prestam serviços por meio do Termo de Colaboração com a prefeitura. O anúncio foi feito em reunião junto com representantes de nove das 13 entidades beneficiadas. Juntas, elas prestam auxílio educacional e assistencial a cerca de 600 pessoas. O reajuste foi publicado no Diário Oficial do município da edição desta terça.

“Quero agradecer a presença destas instituições, que são tão importantes para o atendimento de centenas de pessoas que precisam de ajuda. A Assistência Social no município vem evoluindo muito, tendo como exemplo a implantação do Programa Criança Feliz e do Serviço Família Acolhedora. Agora, graças à indicação de emenda ao orçamento, vamos conseguir prestar mais este apoio a estas instituições”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

O reajuste é fruto de emenda ao orçamento do município, indicação do vereador Marcio Arruda, aprovada pela Câmara de Vereadores. Atualmente, o município repassa, por ano, cerca de R$ 1,1 milhão. Com o reajuste, as instituições vão passar a receber mais R$ 178 mil.

“Quem me conhece sabe do meu comprometido com as questões sociais. Já fui presidente da Câmara na década de 1990 e, na oportunidade, sugeri que cada vereador doasse meio salário mínimo para uma instituição socioassistencial. Essas instituições devem ser valorizadas, pois cada responsável faz um trabalho muito bonito, com amor”, comentou Marcio Arruda.

Serão beneficiadas com o reajuste 13 entidades: Associação Casa da Cidadania, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Associação Jovens em Ação, Associação Oficina de Jesus, Associação Pestalozzi de Petrópolis, Associação Renovar Saúde Criança, Casa de Benefícios Alcides de Castro, Centro Educacional Terra Santa, Fundação Educandário Princesa Isabel do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Petrópolis, Grupo Amigos dos Autistas de Petrópolis (GAAPE), Instituto Mafer/Lar Santa Catarina, Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças e Sociedade Ademir Damaceno para a Infância e Adolescência.

“A Secretaria Assistência Social está à disposição para todas as instituições para o que precisarem. Já temos equipes destacadas para apoio a estas unidades. Reforço o agradecimento à participação de todos os representantes e entidades, ressaltando a importância de cada uma delas na prestação de serviços essenciais para pessoas mais carentes”, destacou a secretária de Assistência Social, Denise Quintella, que participou do encontro ao lado do vice-prefeito Baninho e do secretário Chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Renan Campos.

O reajuste nos recursos vai permitir, às instituições,implementar melhorias no atendimento. Para o presidente do GAAPE, Victor Escobar, o incremento vem em um momento oportuno e que traz uma série de benefícios para a instituição, que atende cerca de 100 crianças.

“Com certeza, esta notícia foi muito bem recebida no GAAPE. Este reajuste nos dá maior tranquilidade. É uma forma de incentivo, não só para a direção, como também para todos os nossos 25 profissionais. Com este valor, poderemos cobrir algumas das nossas necessidades no atendimento de nossos acolhidos e melhorar a qualidade do serviço”, pontuou Victor.