Município se prepara para eleição dos novos membros do Conselho Tutelar

Cerca de 400 pessoas estarão envolvidas na realização da eleição dos novos membros do Conselho Tutelar, que acontece no dia 6 de outubro em todo município. A prefeitura de Petrópolis está oferecendo toda a estrutura como espaço, funcionários e segurança para o dia da votação. Todo o trabalho foi definido nesta terça-feira (24.09), durante uma reunião no gabinete da prefeitura. Estarão disponíveis 41 postos de votação, das 8h às 17h, e a novidade desta eleição, é que a votação ocorre pela primeira vez com urnas eletrônicas.

Todos os envolvidos participarão de uma capacitação na próxima segunda-feira (30.09), para executar todo o serviço previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Todo o processo da eleição é uma realização Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), com fiscalização do Ministério Público (MP), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“Contamos com a colaboração de todas as secretarias para que tudo ocorra conforme as exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente. Contamos também com a participação da população nesta eleição, que é tão importante para as crianças do município”, destacou o secretário chefe de Gabinete e presidente do CMDCA, Renan Campos.

São 27 candidatos concorrendo a cinco vagas para o primeiro distrito – Petrópolis, e cinco para os demais distritos (Cascatinha, Itaipava, Pedro do Rio e Posse), para quadriênio 2020-2024.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, seguindo as atribuições previstas nos artigos do estatuto da Criança e do Adolescente.

A relação com as informações dos candidatos e locais dos postos de votação, estão disponíveis no site da prefeitura http://www.petropolis.rj.gov.br.

Participaram da reunião a secretária de Educação, Márcia Palma; secretária de Serviço e Segurança de Ordem Pública, Carina Bronzo; o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni; o assessor especial, Rodrigo Bueno, assessora técnica, administrativa e financeira, Neusa Fernandes Pereira e representantes do IMCE, Defesa Civil, Polícia Militar, CPTrans, Assistência Social, além dos membros da comissão da eleição do CMDCA.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também

Leave a Comment