Município fará Drive Thru de testagem para coronavírus no próximo sábado no Parque Municipal de Itaipava

Pacientes devem entrar no site da prefeitura e preencher um cadastro online. Objetivo é ampliar a quantidade de exames e o monitoramento da doença na cidade
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O município vai realizar no próximo sábado (20.06) o primeiro Drive Thru de testagem para coronavírus, entre 09h e 16h, no Parque Municipal em Itaipava. Os interessados devem fazer um cadastro online, no próprio site da prefeitura, através do link específico do coronavírus. Com a inscrição realizada, os pacientes recebem retorno por telefone para agendar o horário de comparecimento ao ponto de testagem. O atendimento será voltado a pacientes específicos e que tenham apresentado os sintomas da doença há, pelo menos, 30 dias. Na ação, 200 pessoas serão atendidas por uma equipe de 10 agentes de saúde.

“Vamos ampliar a testagem e o monitoramento da doença na cidade. Nossa intenção permanece sendo a de salvar vidas e temos trabalhado dia e noite com esse objetivo. O Drive Thru é mais uma forma que encontramos de observar mais de perto o panorama de transmissibilidade do vírus em Petrópolis. Vale lembrar que as pessoas precisam entrar no nosso site para fazer o cadastro”, explicou o prefeito Bernardo Rossi.

Por hora serão feitos, aproximadamente, quatro testes. Cada um leva cerca de 15 minutos, do atendimento inicial ao resultado. Os pacientes serão acolhidos por uma equipe de triagem para entrevista e verificação de sinais vitais e, em seguida, encaminhados à realização do exame caso tenham sido aprovados. Pacientes que testarem positivo para o novo coronavírus serão orientados a procurar atendimento médico específico ou ao isolamento domiciliar.

 

Testes rápidos também serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde

A partir da próxima segunda-feira (22.06), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade também darão início à testagem para detecção do novo coronavírus. As ações vão acontecer de segunda a sexta, entre 08h e 16h, exclusivamente para pessoas que apresentem síndromes gripais. Nesta quinta-feira (18.06) equipes integradas à Atenção Básica terão início ao treinamento específico para a realização da testagem.

“Vamos ampliar ainda mais a testagem através das UBS, mas preciso lembrar que a ação é voltada apenas às pessoas que apresentem sintomas de síndromes gripais, como febre, dor de cabeça, dores no corpo e falta de ar, entre outras. Nosso objetivo é proteger a população e fazer um melhor mapeamento da doença na cidade”, explicou a secretária de saúde do município, Fabíola Heck.

 

Unidades Básicas de Saúde que darão início à testagem

1 – Alto Independência

2 – Araras

3 – Retiro

4 – Mosela

5 – Itaipava

6 – Quitandinha

7 – Morin

8 – Pedro do Rio

9 – Itamarati 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.