Município adquire castramóvel para o controle da população de cães e gatos

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O prefeito Bernardo Rossi apresentou hoje (29.01) aos protetores dos animais e a população em geral, o castramóvel que acaba de ser adquirido pelo município. O veículo foi exposto na Praça Dom Pedro II e é considerado um marco nas ações em prol da causa animal. O veículo percorrerá regiões de Petrópolis para dar continuidade às ações de controle da população de cães e gatos.

“Além desta unidade móvel de castração já estamos licitando também um furgão para poder oferecer um serviço completo, tanto de castração quanto o de controle de zoonoses. O castramóvel é um compromisso nosso cumprido com os protetores e com a causa animal”, ressaltou Bernardo Rossi.

A unidade móvel de castração possui duas mesas cirúrgicas, unidades de repouso dos animais, pias para higienização, mesa para anestesia e balanças para pesagem dos animais, geladeira e também banheiro. O veículo foi adquirido com verba parlamentar proveniente do então deputado federal Otávio Leite, hoje licenciado do cargo. O trabalho de castrações será desenvolvido pela Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde em parceria com a Coordenadoria de Bem-Estar Animal.

Segundo Elisabeth Wildberger, diretora de Vigilância em Saúde, para iniciar o programa de castrações ainda é necessária a devida autorização de órgãos competentes. A Secretaria de Saúde já iniciou o processo licitatório para a aquisição de insumos cirúrgicos e processo de contratação de profissionais veterinários para atuarem no castramóvel.  O programa de castrações será desenvolvido junto às áreas de população carente e também em parceria com os protetores de animais das regiões que receberão o castramóvel.

Protetora há 11 anos, Andrea Santos, que é conselheira do Conselho Municipal de Proteção aos Animais, o castramóvel é uma importante ferramenta em prol da causa animal do município. “É de uma importância gigantesca esta aquisição para o nosso município. Estamos muito felizes com esta conquista. Estamos lutando por isso há muitos anos”, disse.

O evento contou com as presenças do vice-prefeito Baninho, do secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio, do secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias Paulo Renato Vaz, da secretária de Assistência Social, Denise Quintella, da secretária de Saúde Fabíola Heck, entre outras autoridades.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.