Multa por uso de celular ao volante diminui 36% em Petrópolis

A queda pode ser considerado resultado da legislação que estabelece tais casos como infrações gravíssimas, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, com multa prevista de R$ 293,47.

O número de motoristas multados em Petrópolis por segurar ou manusear aparelho celular enquanto dirige, diminuiu 36% entre os meses de janeiro e maio deste ano, se comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Detran. A queda pode ser considerado resultado da legislação que estabelece tais casos como infrações gravíssimas, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, com multa prevista de R$ 293,47.

Neste ano, foram flagrados 99 motoristas manuseando celular. No mesmo período de 2019 – cinco primeiros meses do ano – 255 condutores multados, resultando em queda de 61,1%. O fato de segurar o telefone também foi motivo de multa neste mesmo período, sendo 415 flagrantes este ano e 563 no ano passado – queda de 26,2% na Cidade Imperial.

Além destas infrações, há uma terceira relacionada a “dirigir veículo utilizando-se de telefone celular”. Nesta, foram contabilizadas 98 multas este ano e 148 no ano anterior, representando queda de 33,7%.

Juntando os três tipos de infrações, foram totalizados de janeiro a maio deste ano 612 flagrantes, e, no mesmo período de 2019, foram contabilizados 966 – equivalente a queda de 36,6%. Já durante todo o ano passado, o Detran totalizou 3.131 multas no município.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também