Mulher é multada por criar jardim e tentar evitar despejo de entulho

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Marlene da Silva, moradora da Rua Júlio de Jesus de Gabriel, próximo a Estrada União e Indústria, tomou a iniciativa de transformar uma área próximo da sua residência, onde constantemente servia de despejo irregular de entulho e lixo, em um jardim utilizando-se de pneus velhos como vasos para as plantas.

Marlene organizou os pneus de forma enfileirada e harmoniosa, deixando o local com outra paisagem, mais bonita e sem lixo. Porém, foi denunciada por vizinhos (provavelmente os mesmos que despejavam lixo no local) e foi multada pela Prefeitura, com a alegação de despejo irregular de pneus. O que chama a atenção neste caso é a aplicação da multa por agentes que deveriam evitar o despejo de lixo, o que nitidamente não é caracterizado neste local após o trabalho realizado pela Marlene.

Mesmo após a instalação do jardim, vizinhos continuaram a jogar lixo no local ignorando o plantio e as melhorias realizadas com a instalação dos pneus.

Segundo Marlene, a Comdep esteve no local por diversas vezes para retirar os entulhos jogados irregularmente, mas nunca ninguém havia sido multado por esta pratica que deixava o local feio, sujo e em risco de proliferar doenças por causa da presença de insetos e animais.

Diante do descaso das pessoas e dos órgãos públicos para com a preservação do local, Marlene pediu à Prefeitura a autorização para continuar o trabalho de jardinagem, mas ainda não obteve resposta. Ela também recorreu a multa e aguarda retorno sobre seu pedido.

Em nota, a Prefeitura de Petrópolis reforça a proibição de despejo irregular de lixo, mas não responde nosso questionamento sobre a ausência de multa após as denuncias realizadas por Marlene antes da decisão de criar o jardim. “O depósito de restos de obras, mato, móveis e eletrodomésticos sobre ruas e calçadas é proibido pelo Código de Posturas do município. A destinação correta é levar o material para o aterro de Pedro do Rio. Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata e recebe multa de R$ 800“.

O órgão orienta a população à denunciar casos de despejo. “A população pode ajudar a coibir o descarte irregular de entulho denunciando os casos para a Fiscalização de Posturas pelo telefone 2246-9042 e para a Comdep pelo 2292-9500“, complementa a Prefeitura.

Sobre o pedido da Malene de continuar com o jardim, a Prefeitura informa que irá avaliar a possibilidade de autorização. “O Código de Posturas também estabelece que é proibido atrapalhar a circulação de pessoas em calçadas com a colocação de qualquer objeto. Para isso, é necessária prévia autorização da Fiscalização de Posturas, que poderá ser concedida após análise do pedido no próprio local. No caso citado, a reivindicação será avaliada pela Fiscalização de Posturas“, finaliza a nota.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

2 Comentários
  1. Tiago cunha Diz

    Tenhamos bom senso fiscais. A pessoa fez pra melhorar ai toma multa.

  2. Gizele Almeida Diz

    É piada né, onde moro no vila Felipe, a mesma pessoa dispeja entulho de obra de dia p todos verem , já liguei diversas vezes p disque denúncia , já fiz denúncia nos canais de tv de Petrópolis e nada ! Onde o cidadão joga entulho aqui é calçada e ponto de ônibus !
    Ela está fazendo o melhor e ganha multa ! Os q fazem errado , nada acontece ! Vai entender

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.