Diante do forte temporal que atingiu o Município de Petrópolis neste domingo (20), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) decidiu reativar o Gabinete de Crise que havia sido criado em fevereiro para o enfrentamento dos graves problemas provocados pelo desastre ambiental de 15 de fevereiro. “O gabinete havia sido transformado em uma sala de articulação institucional de resposta ao desastre, mas a partir de ontem à noite, foi restabelecido”, explicou a promotora de Justiça Vanessa Katz, titular da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Petrópolis.
De acordo com o MPRJ, estão sendo articuladas diferentes frentes de atuação ministerial para acompanhar as necessidades da população nos pontos de apoio que recebem novos desabrigados, o restabelecimento dos serviços essenciais, o monitoramento de novos riscos junto aos órgãos competentes, e a localização de desaparecidos.
Segundo Vanessa Katz, desde o início da manhã de hoje (21), o MPRJ está em contato com todos os pontos de apoio para levantar as necessidades prioritárias, o número de atingidos e as situações de especial vulnerabilidade. “Estamos verificando o restabelecimento de serviços como água, luz, transporte público e saúde, incluindo o atendimento de saúde aos desabrigados”, disse a promotora, acrescentado que está sendo elaborado um diagnóstico da situação para que sejam traçadas as estratégias emergenciais de atuação do MP.
O Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (PLID/MPRJ) concentra o recebimento de informações sobre pessoas desaparecidas na cidade. Os canais para solicitações são Telefone: (21) 2262-1049, o e-mail [email protected] e o site www.mprj.mp.br/todos-projetos/plid.
Fonte: MPRJ
Comentários estão fechados.