Movimento no primeiro sábado de Bauernfest supera as expectativas

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Mais de 40 mil pessoas passaram pelos espaços oficiais da 29ª Bauernfest neste sábado (23.06) pelo menos até ás 18h. O movimento superou as expectativas e se espalhou por todo Centro Histórico. A programação cultural, a decoração e as comidas típicas encantaram os visitantes. Dentro do Palácio de Cristal – o coração da festa, o concurso de melhor cuca da festa foi um dos destaques. Durante todo o dia, que teve céu azul, de crianças à terceira idade aproveitaram a festa. A expectativa é de receber mais de 320 mil pessoas nestes 10 dias de Festa do Colono Alemão.

Pontos turísticos também sentiram o aumento no movimento por toda cidade neste sábado. No Museu Casa de Santos Dumont, por exemplo, o número de visitantes dobrou se comparado a um sábado comum. Foram 977 visitantes. Em outros sábados sem evento o museu costuma receber de 400 a 600 pessoas. “Estamos muito felizes com o sucesso desta edição da Bauernfest já em seus primeiros dias. Antes mesmo da abertura oficial, na sexta-feira, a região do Palácio já estava lotada. E neste sábado os visitantes encheram as ruas desde cedo, vieram com as famílias pra almoçar, curtiram a programação”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

Os seis palcos oficiais da festa contaram com programação durante todo o dia. As danças folclóricas começaram no palco Koblenz, nos jardins do Palácio, por volta de 14h, assim como a programação do Engelberto Seiler, no interior do atrativo, e do Biergarten, na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia). No Espaço Tanzen, no clube Petropolitano, os show começaram à noite. Petropolitanos e turistas ficaram encantados com a quantidade de espaços e programações da festa.

As amigas Therezinha da Silva e Fátima Macedo, que são aposentadas, vieram de excursão, de Teresópolis, e prometeram voltar. “A festa está muito boa, tem muita gente. Venho sempre a Petrópolis, mas essa é a primeira vez no evento e estou adorando”, disse Therezinha. “Estou gostando de tudo, não consigo nem falar sobre uma coisa que gostei mais, porque está tudo muito legal”, completa Fátima.

Além de cidades próximas, a festa recebeu turistas até de outros estados. A moradora de Minas Gerais Mariane Alves, que é engenheira, resolveu passar o dia na Bauernfest e aproveitar cada segundo do dia, participando, inclusive, do sorteio para o concurso de chope a metro. “Vim em 2016 e agora estou voltando. Estou adorando tudo”, frisa.

Para o secretário da Turispetro, Marcelo Valente, esta deverá ser a melhor edição dos últimos anos. “O movimento já nos surpreendeu nesses primeiros dois dias. Temos certeza de que será um sucesso”, disse. “A programação cultural está encantando a todos. Nossos grupos de dança, por exemplo, ensaiam o ano inteiro para se apresentarem na festa”, completa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

Neste domingo, o destaque será o desfile folclórico, a partir de 10h, saindo da Rua da Imperatriz, no Centro, próximo ao portão do Museu Imperial. Mas a programação continua até a noite em todos os palcos.

Receita de banana com farofa ganha o Concurso de Cuca

Entre as atrações deste sábado, o concurso de melhor cuca do evento movimentou o interior do Palácio de Cristal. Sete candidatas concorriam à melhor receita alemã e, no final, a cuca da cozinheira Patrícia de Souza, com recheio de banana com farofa, foi a vencedora. Ela ganhou um jantar para duas pessoas no restaurante Bordeaux.

“É uma receita da minha avó. Sempre via ela preparando e aprendi com ela. Já tinha participado no ano passado, mas não ganhei. Então pra esse ano mudei o modo de preparo e consegui vencer. É muito legal esse tipo de concurso, sempre participo”, disse ela, lembrando que a delícia foi preparada no forno a lenha, como antigamente.

O concurso é uma forma de manter e preservar as tradições germânicas em Petrópolis. Ele foi acompanhado por turistas e petropolitanos que, ao final, ainda puderam provar um pedacinho das delícias. “Sou descendente alemã e adoro preparar cucas. Estou gostando do concurso”, disse a aposentada Enê Gheren.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.