O Centro Cultural Estação Nogueira recebe, até o dia 30 de maio, a Mostra Itinerâncias, que reúne obras de arte pertencentes ao acervo do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE). Neste primeiro semestre do ano, a exposição já rodou diversos espaços culturais da cidade, como a Galeria Djanira, no Centro de Cultura Raul de Leoni, em fevereiro, e a Galeria Peter Brian Medawar, no Parque Municipal, em Itaipava, em março.

No total, estão expostas 16 obras de arte. Boa parte do acervo é composta por pinturas e gravuras e, em menor número, de fotos e esculturas. Algumas peças estavam distribuídas pelos departamentos do IMCE e outras estavam em sua reserva técnica. Algumas obras chegaram ao acervo por meio de doação de instituições culturais, como, por exemplo, uma coleção de serigrafias do mestre Carybé, doada pela Associação Atlética do Banco do Brasil.

Vale destacar ainda a tela da artista petropolitana Cybèle Varela, que tem carreira internacional. Suas obras fazem parte de acervos de diversas galerias e seus trabalhos são encontrados também em prestigiosos leilões de arte e em mostras no exterior.

O Centro Cultural Estação Nogueira fica na Avenida Leopoldina, 317, Nogueira. O local funciona de 9h às 17h, de segunda a sexta-feira; de 9h às 14h aos sábados; e de 9h às 13h no 1º e 4º domingos do mês, pontos facultativos e feriados. A itinerância do acervo pelos centros culturais é uma forma de facilitar o acesso do público nos distritos, além de valorizar os espaços com obras de artistas consagrados, muitos deles nascidos em Petrópolis.

Fonte: IMCE

Crédito da foto: Divulgação / IMCE