Morre a educadora Wanda Oldemburg, aos 86 anos

Wanda é mãe de Cristina Oldemburg, que mora em Petrópolis, e, entre outras coisas, promove a Festa Literária da Serra Imperial.

Morreu nesta terça-feira (30) a educadora Wanda Oldemburg, aos 86 anos de idade. Ela faleceu após complicações da Covid-19.

Wanda foi a grande inspiração de sua filha Cristina Oldemburg, para a criação do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, instituição fundada a partir de uma influência genuína da atuação da educadora Wanda Oldemburg na escola pública onde trabalhava.

Como diretora de uma unidade escolar, localizada no subúrbio carioca, Wanda criava atividades com o objetivo de suprir a carência de cultura e lazer na região, ações que inspirava e influenciava sua filha que participava ativamente das iniciativas da escola.

Foi Wanda Oldemburg que deu vida a escola aberta a todos, na qual, através da biblioteca e diferentes eventos, incentivou o hábito da leitura entre crianças e jovens e aproximou seus familiares da escola. Atitude que, mais tarde, inspirou Cristina Oldemburg a criar projetos como o Sala de Leitura, que hoje implanta bibliotecas por todo o Brasil.

Cristina Oldemburg, filha de Wanda, mora em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, e, entre outras coisas, promove a Festa Literária da Serra Imperial.

Wanda Oldemburg deixa duas filhas e um grande legado. O sepultamento está marcado para hoje, dia 31, às 14h, no Rio de Janeiro, sua cidade Natal.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também