Com a intensificação do frio, a preocupação com moradores de rua aumenta. A prefeitura informa que faz abordagem para levar essas pessoas a um dos abrigos disponíveis na cidade. Quem aceita ajuda é encaminhado para tratamento nas entidades conveniadas à prefeitura.
Segundo a Prefeitura de Petrópolis, a Secretaria de Assistência Social conta com duas equipes que fazem ronda por toda a cidade, das 9h às 21h, na busca de pessoas em vulnerabilidade. Desde o início do ano, 2.109 abordagens foram feitas pela cidade. Ainda de acordo com o órgão, durante as ações é oferecido todo o suporte existente no município para que as pessoas deixem de viver em situação de rua.
A população pode fazer contato pelos telefones (24) 2242-4554 e (24) 2246-8742 para alertar a existência de pessoas em situação de rua.
Durante os dias de frio intenso as equipes intensificam as abordagens pela cidade e no período, é realizada a Operação Inverno. Esse ano a ação começa dia 10 de junho. A ação é feita em parceria com a Defesa Civil e Ações Voluntárias. A iniciativa é voltada para o acolhimento de pessoas em situação de rua durante as noites de inverno. Para isso, o Núcleo de Integração Social (NIS), no Alto da Serra, ampliou o número de vagas para atender as pessoas em situação de rua. Foram disponibilizadas mais 18 vagas e até o dia 1º de setembro, os assistentes sociais intensificarão as abordagens pela cidade para orientar que as pessoas em vulnerabilidade não durmam pelas ruas e, havendo interesse, são encaminhadas para a unidade de acolhimento.
Para aumentar o número de vagas no NIS a Defesa Civil instalou três barracas no local, com seis dormitórios cada, para o acolhimento das pessoas em vulnerabilidade. As pessoas que aceitarem o atendimento, poderão passar a noite em ambiente aquecido e com todo o suporte necessário.
Durante o dia, eles são orientados a buscarem atendimento no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), localizado na Rua Souza Franco. No local, são atendidas mensalmente cerca de 90 pessoas em situação de rua. Os usuários recebem toda a assistência necessária durante o dia. É disponibilizada estrutura para banho, alimentação e local para o armazenamento de pertences.
Todo o serviço é oferecido a partir do consentimento das pessoas. No Centro Pop são oferecidos os cuidados básicos iniciais para a higiene e alimentação. Todos os dias, incluindo sábado, domingo e feriados, os usuários recebem alimentação e têm estrutura para tomarem banho.
Crédito da foto: Guilherme Santos/Sul21