O DER-RJ e o DNIT, órgãos aos quais cabem a manutenção e fiscalização da Estrada União e Indústria, foram acionados pela prefeitura para a imediata desobstrução da via, na altura da Jacuba. A estrada está com as duas pistas interditadas em função de um deslizamento de barreira. “O DER está enviando maquinário e equipes à cidade para proceder nas intervenções”, afirma o prefeito Bernardo Rossi que está na Posse com equipes da prefeitura que prestam assistência à população e fazem limpeza e retirada de barreiras das vias.

Os moradores da Rua Nossa Senhora de Fátima, conhecida como comunidade do Querosene, estão sendo orientados a se deslocar para casa de parentes porque a previsão é de continuidade de chuvas fortes. Um carro de som alerta e orienta os moradores na região e mensagens estão sendo compartilhadas pelas redes sociais, assim como informações pela imprensa.

Os moradores encontram no CRAS (ao lado do Ciep da Posse) informações e ajuda da Assistência Social. A Saúde direcionou uma equipe com psicólogo, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para atendimento às famílias que está sendo feito no Posto de Saúde da Família (PSF) do distrito.
Duas famílias já foram atendidas no CRAS da Posse até o momento, e receberam cesta básica, roupas de cama e colchonetes.

De acordo com o último boletim do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), permanecem as condições de chuva moderada a forte em todo o estado. Os maiores acumulados registrados estão, além da Região Serrana, na da Costa Verde. O cenário deve ser mantido até a noite de hoje (08.03) com maiores precipitações nas regiões já citadas, além da região sul, baixada e capital. Devido às chuvas nos limites territoriais, os rios da região norte também devem se manter elevados.

Neste momento, a Defesa Civil está em estágio de atenção, já que a chuva permanece em algumas regiões da cidade e existe a previsão de chuva permanente ao longo do dia. A secretaria orienta a população a ter atenção em função dos acumulados que deixam o solo encharcado. Nas últimas 24 horas, o índice pluviométrico acumulado na Posse foi de 137 milímetros.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis