A montagem da iluminação que promete ser um dos destaques do Natal Imperial deste ano já começou. Árvores da Praça Dom Pedro, por exemplo, no Centro Histórico receberam as primeiras lâmpadas. Até 30 de novembro, quando o evento será aberto oficialmente, prédios e pontos turísticos estarão iluminados. Ao todo, serão mais de 6 milhões de microlâmpadas enfeitando a cidade até 20 de janeiro. Aliado à decoração e toda programação da festa, a Cidade Imperial se transforma em um grande e mágico cenário de Natal.

 “A iluminação está entre as ações mais aguardadas para este Natal. No ano passado, víamos as pessoas até tarde na rua apreciando a decoração, tirando fotos, curtindo com a família. Queremos repetir este mesmo clima nesta edição. Temos certeza de que tanto os petropoloitanos quanto os turistas vão adorar as novidades de 2018”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

No Centro Histórico, também recebem iluminação a Avenida Koeler, que terá ainda equipamento especial voltado para as águas do rio, além das ruas da Imperatriz, Imperador, entre outras. A Rua 16 de Março terá o Túnel de Luz, com 120 metros de comprimento e espetáculos. A Praça Dom Pedro, onde já é possível ver algumas lâmpadas nas árvores, será palco de espetáculos teatrais diários, anunciando o acender das luzes em toda cidade. Praça da Liberdade e Palácio de Cristal, dois dos principais locais da festa, recebem ainda decoração especial.

O serviço vai gerar mais de 600 empregos, sendo 350 diretos, com 250 profissionais contratados para a montagem nas ruas e mais de 100 pessoas envolvidas no preparo das peças. “O trabalho está sendo feito tanto no período da noite quanto durante o dia e com o máximo cuidado para não causar nenhum tipo de efeito no trânsito, por exemplo. Vamos acompanhar o trabalho da empresa responsável pela montagem até o final”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Leonardo Randolfo.

Todas as lâmpadas serão de baixo consumo de energia, de LED. A predominância é a cor branca morna, que combina com o clima da Cidade Imperial, mas a decoração contará também com outras cores e tonalidades na iluminação. Nos distritos, além das árvores natalinas, o destaque será Itaipava. A região recebe uma decoração especial, com postes e ponte recebendo elementos luminosos.